quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Eleições autárquicas: Juntas de Freguesia do Cabeçudo, Carvalhal e Castelo

Cabeçudo, Carvalhal e Castelo. Estas são as freguesias hoje em destaque neste espaço dedicado às eleições autárquicas. Em cada um dos casos são de esperar campanhas bastante disputadas, sobretudo no Cabeçudo onde se apresentam seis candidatos a sufrágio, um recorde ao nível do concelho.

Cabeçudo: Os registos antigos dizem que a freguesia foi criada no dia 18 de Novembro de 1767. O Cabeçudo tem uma área de 9,95 km², contando nos cadernos eleitorais com 901 inscritos.
A eleição para a junta de freguesia do Cabeçudo promete ser animada, até porque, conforme revelava o jornal on-line Pinhal Digital, num artigo bastante interessante sobre este evento, “algumas famílias estão divididas. Há casos em que o pai ou a mãe integram uma lista e os filhos outra”.
O actual presidente, António Ferreira dos Santos, recandidata-se a novo mandato. O socialista é o grande favorito, até porque conquistou a junta para o PS, em 2005, alcançando um resultado de 49,4 por cento.
Mas os outros partidos também apostaram em força nestas eleições. O PSD, que não foi além dos 17,7 por cento dos votos em 2005 (foi a terceira força mais votada atrás de PS e CDS-PP), apresenta Ramiro Alves da Silva.
Fernando dos Santos Nunes é o candidato do CDS, partido que há quatro anos conseguiu arrecadar 28,3 por cento dos votos.
Pela CDU, concorre Paulo Nunes Serrano Tintim. Esta é a primeira vez que a coligação entre o PCP e PEV apresenta um candidato a estas eleições.
Na mesma situação está o Bloco de Esquerda que aposta em Sérgio Miguel Alves para estender a esfera de influência dos bloquistas no concelho e na freguesia.
A sexta candidatura pertence a uma lista independente – Unidos pela Freguesia do Cabeçudo. Luís da Conceição Rodrigues é a figura de proa deste movimento, que quer conquistar a junta.

Carvalhal: A história desta freguesia é bastante rocambolesca. Começou por pertencer ao extinto concelho de Pedrógão Pequeno, de onde foi desanexada a 6 de Setembro de 1804. Esta data coincide também com a da fundação da freguesia. O Carvalhal tem uma área de 9,84 km², possuindo 539 inscritos nos cadernos eleitorais.
O actual presidente da junta, Rui José Nunes Rodrigues, não se recandidata ao cargo, para onde foi eleito, em 2005, pelo PSD (62,1 por cento dos votos).
Os sociais-democratas avançam nestas eleições com Luís Alberto Nogueira, que pretende não deixar fugir o comando da junta para os socialistas, que a perderam em 2005.
O PS, que não foi além dos 33,8 por cento nas últimas autárquicas, quer reconquistar o Carvalhal e para isso aposta em António Nunes Xavier.
Carlos Lourenço Graça é o candidato da CDU, um partido sem grandes tradições nesta freguesia, mas que, ainda assim, espera ‘roubar’ votos aos seus antagonistas.

Castelo: Não há grandes certezas quanto à data de fundação da freguesia, que os historiadores situam entre 1554 e 1555. Contando com 1.083 eleitores, o Castelo tem uma área de 24,62 km².
Carlos Marques Lopes, actual presidente da junta, recandidata-se a um novo mandato pelo PSD, depois da ‘estrondosa’ vitória eleitoral de 2005 (67,5 por cento dos votos). O candidato do PS espera inverter esta tendência, numa freguesia tradicionalmente ‘laranja’. Armindo António dos Santos Ramos foi o escolhido pelos socialistas.