terça-feira, 6 de outubro de 2009

Eleições autárquicas: Assembleia Municipal da Sertã


É um verdadeiro duelo de titãs, aquele que se aguarda nas eleições para a Assembleia Municipal da Sertã. Os partidos apostaram em candidatos fortes e fazer prognósticos, perante tanta qualidade, é quase ‘pecado’. Recorde-se que, nestas eleições, serão eleitos 21 deputados municipais, que constituirão a Assembleia, juntamente com os 14 presidentes de junta.
O Partido Socialista, que viu o seu presidente da Assembleia Municipal (Zeferino Lucas) renunciar a meio do último mandato, concentrou a sua parada no nome de Celso Fernando Matias da Silva. O economista de 58 anos é Conselheiro Regional da Casa da Comarca da Sertã, em Lisboa, e quadro dirigente da Fundação Calouste Gulbenkian.
Os socialistas, que obtiveram 45 por cento dos votos há quatro anos, sabem que a campanha será dura e que é necessário evitar passos em falso.
Os sociais-democratas também não se fizeram rogados. O candidato é José Luís de Moura Martins Jacinto, que quase dispensa apresentações. Neste momento, desempenha as funções de Consultor para os Assuntos Políticos e da Sociedade da Casa Civil da Presidência da República e já no tempo em que Cavaco Silva era primeiro-ministro, José Luís Jacinto era um dos seus adjuntos mais próximos. É também professor universitário.
É com este nome de peso que o PSD espera recuperar a presidência da Assembleia Municipal, que perdeu para o PS há quatro anos, por uma diferença de cinco pontos percentuais.
António Manuel da Cruz e Oliveira Guerra é o candidato do CDS-PP (concorre como independente) a estas eleições. Depois de se ter desvinculado do PS no início deste ano, por não se rever na política local dos socialistas, António Guerra abraça um novo desafio, agora com o apoio dos centristas. O CDS-PP terá como principal objectivo manter o actual deputado, que detém nesta assembleia.
O Bloco de Esquerda está também confiante no aumento da sua votação nas eleições para a Assembleia Municipal (no último sufrágio conseguiu 2,5 por cento dos votos). A candidata é a jovem Ana Raquel Nunes Ferreira.
Na CDU, António Jorge Dias Serra é o candidato. Os resultados desta força partidária no município não têm sido os melhores e, em 2005, não foram além dos 0,6 por cento.