quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Eleições autárquicas: Juntas de Freguesia do Troviscal e Várzea dos Cavaleiros

O Norte do concelho merece hoje a nossa atenção. As freguesias do Trovical e da Várzea dos Cavaleiros elegem também os seus representantes (mandatos para as respectivas assembleias de freguesia) no próximo dia 11 de Outubro. O acto eleitoral promete ser disputado nestas duas zonas, até porque nenhum dos actuais presidentes de junta se recandidata ao cargo.

Troviscal: A freguesia foi criada algures entre 1554 e 1555, segundo a maioria dos historiadores. A sua área é de 54,06 km² e as principais actividades das suas gentes são a agricultura e as indústrias ligadas à madeira. Possui 1.010 eleitores inscritos.
Desde logo, uma das grandes surpresas nesta eleição é a não recandidatura de Manuel Guimarães Lourenço, eleito pelo PS há quatro anos. Em entrevista recente ao jornal on-line Pinhal Digital, Manuel Guimarães alegava “várias razões” para não se recandidatar, as quais “pretende esclarecer quando for a altura própria”.
Posto isto, os socialistas apresentam como candidato Flaviano Rodrigues Dias, que concerteza não enjeita a possibilidade de repetir o resultado ‘rosa’ das últimas autárquicas (44,79 por cento).
O PSD, que ficou a oito pontos percentuais do PS no último acto eleitoral, aposta em Manuel Nogueira Figueiredo para conquistar a junta, que os sociais-democratas já detiveram em anteriores mandatos.
O terceiro candidato é Jaime Garcia Dias, que concorre com as cores da CDU. No último acto eleitoral, a coligação que une PCP e PEV não foi além dos 0,76 por cento nas contas finais.

Várzea dos Cavaleiros: É uma das freguesias mais antigas do concelho, não havendo contudo certezas quanto à data da sua fundação (as opiniões dos historiadores divergem). Está situada a sete quilómetros da sede concelho e tem uma área de cerca de 40 km². A freguesia da Várzea dos Cavaleiros encontra-se localizada entre as ribeiras da Sertã e da Isna, e é banhada pela ribeira da Tamolha. Tem 956 inscritos nos cadernos eleitorais.
À semelhança do que sucede na freguesia do Troviscal, o actual presidente da junta da Várzea dos Cavaleiros, Fernando Farinha Esteves, também não se recandidata. Além disso, um dos grandes destaques é o facto de três dos quatro candidatos à junta serem mulheres.
O PSD, que venceu as eleições com Fernando Esteves há quatro anos, apresenta neste acto eleitoral Ângelo Antunes Fernandes, que ocupou as funções de secretário na junta, no mandato anterior. Os sociais-democratas alcançaram 48,4 por cento nas últimas autárquicas e estarão apostados em repetir o resultado em 2009.
O PS confia em Maria Gracinda Marçal para melhorar o resultado dos socialistas, nesta freguesia, nas eleições de 2005 (36,4 por cento). Não será tarefa fácil, mas a campanha advinha-se animada.
Maria Luísa Farinha Matias apresenta-se nestas eleições como candidata do CDS-PP. Os centristas não foram além dos 9,80 por cento nas últimas autárquicas.Pelo lado da CDU, a candidata à junta de freguesia é Carla Maria Guerreiro. No último acto eleitoral, a CDU obteve apenas 0,76 por cento dos votos.