domingo, 18 de outubro de 2009

Um Sertanense ‘muito digno’ eliminado pelo FC Porto


Pelo terceiro ano consecutivo, o Sertanense defrontou o FC Porto para a Taça de Portugal; pelo terceiro ano consecutivo, o FC Porto venceu o Sertanense por 4-0; pelo terceiro ano consecutivo, o avançado Farías marcou dois dos quatro golos portistas. Dito assim, tudo parece ter corrido conforme a normalidade na noite de ontem no Estádio do Dragão. Mas o que é facto é que o conjunto da Sertã voltou a não ter a sorte do jogo e a perder por 2-0, aos 10 minutos da primeira parte (e com menos um jogador), não se poderia pedir muito mais a uma equipa que pela frente encontrou um endiabrado Hulk e um FC Porto que não facilitou.
A expectativa era grande nas bancadas do Estádio do Dragão antes da partida começar. Mais de 30 mil espectadores (entre os quais uma excelente falange de apoio do Sertanense) aguardavam ansiosamente pelo desafio.
O FC Porto entrou a todo o gás e logo aos seis minutos, Hulk na sequência de um livre directo apontou o primeiro golo do desafio – um remate colocado sem hipóteses para Paulo Salgado.
Quatro minutos depois, o defesa esquerdo do Sertanense Renato toca a bola com a mão, desviando um remate de Farías. O árbitro assinala penalty e expulsa o jogador sertaginense. Farías foi chamado a converter a grande penalidade e não falhou… estava feito o 2-0.
A equipa portista continuou a ‘carregar’ e Rodriguez, em boa posição, rematou ao lado quando o relógio marcava os 15 minutos.
À passagem do minuto 19, o avançado do Sertanense Platini fugiu pela esquerda, ganhou posição a Fernando e dentro de área o jogador do FC Porto ‘carregou’ o ponta-de-lança, com o árbitro João Capela, mesmo de frente para o lance, a nada assinalar – erro grave do juiz da partida.
A formação de Joaquim Mendes equilibrou o jogo a partir daqui, sendo de registar algumas boas iniciativas individuais dos médios do Sertanense, que não surtiram efeitos práticos.
Quando o desafio caminhava para o intervalo, Rodriguez numa jogada pela esquerda, ofereceu a bola a Farías que desviou o esférico do alcance de Paulo Salgado, fazendo o terceiro golo.
Na segunda parte, o FC Porto continuou a dominar as operações e o Sertanense a aventurava-se, de quando em vez, no contra-ataque. Foi num desses lances (aos 73 minutos) que Bruno Grou, na sequência de um excelente remate de fora da área, quase marcava para o conjunto da Sertã.
Na jogada seguinte, o recém-entrado Idris derrubou Hulk, à entrada da área, e foi expulso, numa decisão que a maior parte dos jornais de hoje considera que seria “evitável” pelo árbitro, justificando-se a “lei do bom senso”.
Para o final do jogo, estava ainda guardado o último golo dos ‘dragões’. Hulk remata de pé esquerdo e a bola, depois de tabelar em Dias, anicha-se no fundo das redes do guardião sertaginense.
Apesar da derrota, é preciso dar os parabéns à equipa do Sertanense que se bateu contra a equipa campeã nacional, num jogo que ficará para a história do clube, sobretudo porque foi o primeiro que todo o país pode ver em directo pela televisão, neste caso pela SportTv.
Uma palavra também para os muitos adeptos do Sertanense que fizeram questão em acompanhar a equipa até ao Porto para esta verdadeira festa do futebol.

Ficha de jogo
F.C. Porto
: Beto, Fernando, Maicon, Nuno André Coelho, Prediger, Sérgio Oliveira, Mariano (Alex, 70), Valeri, Rodriguez (Dias, 61), Hulk e Farias (Yero, 46).
Sertanense: Paulo Salgado, Hugo Ventosa, Leo Bahia, Flávio Dias, Renato, Filipe Avelar, Leandro, Platini, Rui César (Adérito, 70), João Frazão (Idris, 46) e João Boiças (Bruno Grou, 61).
Golos: Hulk (6’ e 86’) e Farías (10’ e 39’)

Foto: Paulo Novais (Agência Lusa)