segunda-feira, 12 de outubro de 2009

José Nunes é o novo presidente da Câmara e PSD conquista maioria das juntas


José Farinha Nunes é o novo presidente da Câmara Municipal da Sertã. O candidato social-democrata arrecadou 50,91 por cento dos votos (5.383 votos) destronando o actual presidente da autarquia, José Paulo Farinha, que não foi além dos 36,25 por cento (3.833 votos). O PSD alcançou ainda a vitória na Assembleia Municipal da Sertã, através de José Luís Jacinto, e conquistou 10 das 14 freguesias do concelho.
Ainda na noite das eleições, o novo presidente da Câmara não conseguiu esconder a sua satisfação pelos resultados obtidos. Em entrevista à Rádio Condestável, José Nunes agradeceu “a confiança que os munícipes da Sertã depositaram em mim e na minha equipa” e prometeu “tudo fazer para que as coisas, a partir de hoje, decorram de forma tranquila e sempre com equilíbrio”.
A vitória social-democrata na Câmara da Sertã atingiu números bastante expressivos, depois do descalabro que foram as eleições de 2001 e 2005. O PSD garantiu a maioria absoluta na Câmara (quatro vereadores) e ultrapassou a fasquia dos 50 por cento, o que já não sucedia desde 1997, altura em que José Carreto venceu com 56,36 por cento.
José Paulo Farinha e o PS foram os grandes derrotados. Além de não conseguir manter a maioria absoluta que detinha na autarquia, o actual presidente da edilidade não somou os votos suficientes que lhe permitiriam a reeleição (o PS conta agora com três vereadores).
O CDS-PP apostava forte na eleição de um vereador. O candidato Pedro Jesus subiu na votação em relação às eleições de há quatro anos (5 por cento em 2005 e 7,67 por cento em 2009), mas não conseguiu eleger o tão desejado vereador.
Fernando Ferreira e o seu Bloco de Esquerda subiram ligeiramente nas votações, mas ainda assim registaram um resultado pouco significativo (1,62 por cento a que correspondem 171 votos).
Quem também subiu no número de votos, ainda que marginalmente, foi a CDU, que alcançou 0,62 por cento (66 votos).

Assembleia Municipal: O domínio ‘laranja’ estendeu-se à Assembleia Municipal, onde o PSD conquistou 50,18 por cento dos votos. José Luís Jacinto é o novo presidente da Assembleia Municipal da Sertã e a acompanhá-lo estarão mais 10 deputados eleitos pelo PSD. Os socialistas não deverão ter ficado com grandes recordações das eleições para este órgão – o PS conseguiu 33,50 por cento, elegendo oito deputados.
Apesar do desalento de Pedro Jesus na Câmara Municipal, o CDS-PP tem razões para festejar na Assembleia Municipal: oteve 9,43 por cento dos votos, o que lhe permite ter dois deputados no novo figurino da Assembleia.
O Bloco de Esquerda, que voltou a alcançar um resultado mais positivo nas eleições para a Assembleia do que no sufrágio para a Câmara, registou 2,48 por cento dos votos. A CDU ficou-se pelos 0,89 por cento.

Junta de Freguesia da Sertã: José da Silva Nunes [PSD] (Os sociais-democratas ‘roubaram’ a junta de freguesia da Sertã ao PS, obtendo 45,49 por cento contra 42,72 por cento dos socialistas. Mandatos: PSD e PS alcançaram seis cada e o CDS-PP um)

Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim: Diamantino Calado Pina [PSD] (Foi uma vitória retumbante aquela que os sociais-democratas averbaram em Cernache. Diamantino Calado Pina conquistou 59,43 por cento contra 23,65 por cento do candidato socialista. Mandatos: seis para o PSD; dois para o PS; um para o CDS-PP)

Junta de Freguesia do Cabeçudo: Ramiro Alves da Silva [PSD] (Eram seis os candidatos à junta, mas foi o PSD a levar a melhor sobre os adversários, com 33,83 por cento dos votos. Mandatos: três para o PSD; dois para o PS; um para o CDS-PP e um para o movimento independente Unidos pelo Cabeçudo)

Junta de Freguesia do Carvalhal: António Vicente Xavier [PS] (O candidato socialista conseguiu ‘roubar’ a junta do Carvalhal ao PSD, alcançando 50,15 por cento. Mandatos: quatro para o PS e três para o PSD)

Junta de Freguesia do Castelo: Carlos Mateus Marques Lopes [PSD] (Tudo na mesma no Castelo, onde o presidente da junta venceu as eleições com um resultado esmagador – 63,68 por cento. Mandatos: seis para o PSD e três para o PS)

Junta de Freguesia da Cumeada: Manuel Marçal Nunes [PSD] (O actual presidente da junta mantém-se no cargo, depois de ter verificado um resultado de 52,08 por cento nas eleições de ontem. Mandatos: quatro para o PSD; dois para o PS; um para o CDS-PP)


Junta de Freguesia da Ermida: Paulo José Martins Alves [CDS-PP] (A única dúvida nestas eleições era saber quantos eleitores votariam no único candidato a votos – 85,64 por cento foi a resposta. Mandatos: os sete mandatos foram directamente para o CDS-PP)

Junta de Freguesia do Figueiredo: José Mateus Lopes [PSD] (O que se disse em relação à freguesia da Ermida aplica-se à do Figueiredo. Mas neste caso, o candidato conseguiu um resultado ainda mais volumoso – 91,98 por cento. Mandatos: sete para o PSD)

Junta de Freguesia do Marmeleiro: Manuel Lopes Pereira [CDS-PP] (O presidente da junta mantém-se no cargo, apesar de ter concorrido nas listas do CDS-PP. A vitória final é inquestionável – 65,11 por cento. Mandatos: cinco para o CDS-PP; dois para o PSD)

Junta de Freguesia do Nesperal: Felismino dos Ramos Victória [PSD] (Emoção até ao fim na freguesia do Nesperal. O candidato social-democrata bateu o seu homologo socialista por dois votos de diferença. Mandatos: quatro para o PSD; três para o PS)

Junta de Freguesia de Palhais: Manuel Marçal da Silva [PSD] (Tudo na mesma na freguesia de Palhais depois das eleições de ontem – o PSD venceu com 70,87 por cento dos votos. Mandatos: cinco para o PSD; dois para a lista independente Todos por Palhais)

Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno: Manuel Domingos Lourenço [PS] (Nada de novo na freguesia de Pedrógão Pequeno. O actual presidente venceu as eleições com 43,52 por cento dos votos. Mandatos: três para o PS; dois para o PSD; dois para o CDS-PP)

Junta de Freguesia do Troviscal: Manuel Nogueira Figueiredo [PSD] (O PS, que apostou noutro candidato que não o actual presidente da junta, perdeu a freguesia para o PSD, que somou 51,73 por cento dos votos. Mandatos: cinco para o PSD; três para o PS; um para o CDS-PP)

Junta de Freguesia da Várzea dos Cavaleiros: Ângelo Antunes Fernandes [PSD] (A contagem dos votos durou até 'à última' e o PSD conquistou a junta por uma diferença de quatro votos em relação ao PS. Mandatos: três para o PSD; três para o PS; um para o CDS-PP)