terça-feira, 6 de outubro de 2009

Eleições autárquicas: Câmara Municipal da Sertã

A menos de uma semana das eleições que decidirão o novo presidente da Câmara Municipal da Sertã, os candidatos vão apresentando os seus programas eleitorais e tentando afinar os discursos para os dias decisivos que se seguem. José Paulo Farinha (PS), José Nunes (PSD), Pedro Jesus (CDS-PP), Fernando Ferreira (Bloco de Esquerda) e Benvinda Daurte (CDU) são os cinco candidatos à autarquia. Os eleitores sertaginenses são chamados a votar no próximo dia 11 de Outubro.

José Paulo Farinha (PS): É o actual presidente da Câmara da Sertã e parte à conquista de um terceiro mandato à frente da autarquia. José Paulo Farinha tem 63 anos e é economista.
O programa eleitoral do candidato encerra um conjunto de linhas estratégicas, que “irão trazer um reforço de solidariedade e de coesão social, alcançando assim um desenvolvimento sustentado, porque cada vez é mais importante vivermos numa sociedade onde os factores não económicos do desenvolvimento imperem”. Além disso, José Paulo Farinha garante que este é um programa que não “pretende fazer promessas, mas sim definir estratégias de desenvolvimento”.
Entre as prioridades do candidato socialista estão, ao nível das obras estruturantes, a construção do Centro Multiusos de Apoio a Pequenas e Micro-Empresas e do “Campus Floresta Interactiva – Eco-museu” (ambos os projectos já contam com financiamento através de candidatura aprovada no âmbito do QREN); a recuperação do Convento de Santo António; a continuação da requalificação dos centros históricos da Sertã e de Cernache do Bonjardim ou a reabilitação da Praça da República da Sertã, incluindo a construção de um parque de estacionamento subterrâneo.
Quanto às obras a desenvolver em colaboração com o Governo central, os socialistas querem impulsionar a construção da nova ligação Sertã-Oleiros e da nova ligação ao IC8 - Cernache do Bonjardim - Ferreira do Zêzere; e a edificação do novo Centro de Saúde e Serviço de Urgências Básicas da Sertã.
No capítulo da Acção Social, o destaque vai para a criação da Fundação Padre Manuel Antunes, que visa estimular a educação e apoiar os estudantes mais carenciados.
Quanto ao Emprego/Fixação de jovens José Paulo Farinha quer “identificar oportunidades e apoiar a participação de agentes económicos e de produção do concelho em feiras e certames económicos e técnicos de âmbito local, regional e nacional”, e dinamizar a criação de empresas por parte dos jovens, com prioridade para as áreas dos serviços, do turismo e das novas tecnologias.
Na Floresta, a ideia é “promover campanhas de sensibilização para dar conta das vantagens da floresta e sua importância”, ao mesmo tempo, que se estimula a “promoção do papel do produtor florestal e a valorização dos produtos florestais”. “Promover uma gestão florestal criadora de riqueza e emprego e de melhoria do nível de vida da população residente e promover o aproveitamento dos resíduos florestais para a produção de biomassa” são outros dos objectivos.
O Turismo também se encontra na lista de prioridades do PS. Pretende-se, desde logo, dinamizar o posto de turismo, “centrando aí a promoção do património histórico, religioso e arqueológico, bem como os recursos naturais, as produções locais tradicionais e o comércio, a restauração e o alojamento turístico”. Outra das iniciativas é a “elaboração e concretização de uma estratégia de promoção turística do município, centrada no eco-turismo, no turismo de natureza, na gastronomia, no turismo do património natural, arqueológico, arquitectónico e cultural, incrementando-se a elaboração de roteiros temáticos”.


José Nunes (PSD): O antigo presidente da Assembleia Municipal da Sertã (2001-2005) é o candidato do PSD à Câmara da Sertã nestas eleições autárquicas. Os sociais-democratas, que estiveram à frente da autarquia entre 1976 e 2001 (em 1985 chegaram a alcançar uns impressionantes 71,3 por cento dos votos), tentam recuperar esta câmara, depois do descalabro dos últimos dois actos eleitorais.
José Nunes, funcionário público aposentado (antigo funcionário da Direcção Geral de Impostos), estabeleceu como áreas prioritárias para o seu mandato o emprego, acção social, cultura e desporto, educação, saúde, turismo e indústria.
De acordo com aquilo que o candidato social-democrata disse, no último domingo, durante a apresentação do seu programa eleitoral, os empresários serão alvo de apoio por parte da sua equipa, isto porque “são eles que criam postos de trabalho e ajudam a crescer o concelho”. Neste âmbito, o objectivo passa pela expansão das zonas industriais da Sertã e de Cernache do Bonjardim, não deixando “que nenhum empresário se vá instalar noutros concelhos por não ter aqui espaço, condições ou apoios suficientes”. Outro dos objectivos é a criação de “um parque empresarial e tecnológico na Zona Industrial da Sertã” e o “apoio a indústrias energéticas, incentivando as energias renováveis, ou seja, parques eólicos, biomassa, mini-hidricas, energia solar e térmica”.Na área do Turismo e Natureza, a prioridade vai para instalação de mais equipamentos e unidades hoteleiras e também para a promoção de “eventos que tragam um rótulo de excelência à nossa terra”. José Nunes quer ainda criar, neste âmbito, um parque de campismo e caravanismo e um pavilhão multiusos para a realização de eventos durante todo o ano.
A alteração do Plano Director Municipal “para evitar a saída de muitos munícipes” é outro dos objectivos, a que se junta a tentativa de integrar o concelho da Sertã em redes multi-municipais de empreendedorismo.
No capítulo do Ensino, o PSD quer apoiar os alunos carenciados e premiar os que se destaquem por boa conduta e mérito, através da implementação de um sistema de Bolsas de Estudo; “lutar pela criação de cursos tecnológicos necessários na região”; “dinamizar a instalação do ensino politécnico superior”.
Na Saúde, a grande prioridade vai para a construção de um novo centro de saúde e para a remodelação das extensões dos centros de saúde actualmente existentes.
A extensão da Avenida Ângelo Henriques Vidigal e a criação de um cargo de Provedor Municipal do cidadão também estão nos planos de José Nunes.

Pedro Jesus (CDS-PP): É a terceira vez consecutiva que Pedro Jesus se candidata à presidência da Câmara da Sertã pelo CDS-PP. O empresário têxtil já disse que gostava de voltar a eleger um vereador na autarquia, mas não se coíbe de sonhar mais alto.
O programa eleitoral dos centristas divide-se em sete áreas estratégicas. Na área da Cultura, Desporto e Juventude, o CDS-PP defende a realização de “eventos inovadores susceptíveis de ter uma ampla cobertura mediática, capazes de atrair ao concelho novos públicos e de projectar externamente a região”; a promoção de um evento nacional que evoque a figura história e religiosa de D. Nuno Álvares Pereira; a construção de uma piscina coberta em Cernache do Bonjardim e a realização de eventos culturais em todas as freguesias.
No que toca à Saúde/Apoio Social, Pedro Jesus é adepto da construção de um novo Centro Hospitalar na Sertã, nas proximidades do quartel de bombeiros; da criação de uma Unidade Móvel Médica e do apoio a famílias carenciadas.
Os centristas, na Educação, querem criar um prémio escolar de mérito e competência para os melhores alunos do concelho; levar a cabo a beneficiação do parque escolar e conceder bolsas de estudo.
Na Economia, o programa do CDS-PP é vasto: concretizar o processo de criação de um novo Parque de Negócios Municipal; concretizar o alargamento das zonas industriais de Sertã e Cernache do Bonjardim; criar o projecto «Sertã Investir/Embaixador do Concelho»; desenvolver o Gabinete Municipal de Apoio ao Investidor; apostar nos sectores do Turismo, das Florestas e das Energias Renováveis; promover a «Semana da Floresta»; activar o actual Gabinete Florestal da Câmara; revitalizar o comércio tradicional e de proximidade.
Quanto à Requalificação Urbana/Proximidades, as medidas passam pela revisão do PDM; dinamização do Convento de Santo António, “enquanto espaço nobre dedicado a eventos e iniciativas culturais”; criação do Centro de Memória do Concelho (imagens, bibliografia, artesanato, usos e costumes, peças e outros testemunhos históricos e culturais); requalificação da área envolvente ao Castelo da Sertã; reabilitação do terminal rodoviário da Sertã.
Outras das medidas preconizadas por Pedro Jesus são: o aumento do número de efectivos da GNR no concelho, reabilitação da Casa da Água da Foz da Sertã e área envolvente, em Vale da Ursa, criação do novo Parque da Vila da Sertã, na Serrada, com “áreas de lazer e de fruição, esplanadas e zonas de recreio”.


Fernando Ferreira (Bloco de Esquerda): Fernando Ferreira apresenta-se, pela segunda vez, como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara da Sertã. Depois de no último acto eleitoral, este auxiliar de acção educativa não ter ido além de 1,3 por cento nas votações, as expectativas dos bloquistas para o próximo domingo são altas.
O candidato Fernando Ferreira apresenta, no seu programa, um conjunto de projectos para fazer o concelho “sair da letargia que o afecta de há oito anos para cá”.
A educação, o ambiente e a área social são as suas principais prioridades. O bloquista Fernando Ferreira pretende, neste último caso, criar um loteamento social no concelho, isto porque, “os preços dos lotes de terreno estão inflacionados” e “ao nível de uma cidade”.
O desenvolvimento da zona industrial, a criação de emprego e as acessibilidades ao concelho são outras das medidas defendidas pelo candidato.
Sublinhando que “esta é uma terra de assimetrias”, onde “há alunos que continuam a levantar-se às oito da manhã para irem às aulas e chegam a casa muito perto das oito da noite”, Fernando Ferreira lamenta que “os melhores alunos não são premiados e os menos bons não são apoiados como deveriam”.
A falta de um cinema e de um teatro é outra das lacunas que o candidato quer ver supridas. Dar “maior atenção aos idosos” está também na sua lista de prioridades, uma vez que, actualmente, só lhes são proporcionados “passeios e almoços anuais”. “Vivemos num concelho que começa por tratar mal a juventude e acaba por tratar de forma péssima os idosos”, acusa.O estado em que se encontram as duas ribeiras que atravessam a vila também merece reparos por parte da equipa candidata à Câmara da Sertã, que quer dar mais atenção aos aspectos ligados ao meio ambiente neste novo mandato.
Na área da Saúde, as críticas dirigem-se para as marcações de consultas, sendo que “há pessoas que vão para a porta do centro de saúde às cinco madrugada para marcar uma consulta”.
A construção de um pavilhão multiusos, de um parque de campismo e de um centro cultural de arte e tecnologia para a juventude são outras das medidas propostas pelo Bloco de Esquerda.


Benvinda Duarte (CDU): Chama-se Benvinda Duarte e é a candidata da CDU à Câmara da Sertã. Não se adivinha uma tarefa fácil para esta telefonista-recepcionista de 69 anos, que repete a candidatura à autarquia de 2001.
Natural de Cernache do Bonjardim e a residir no Chão da Forca, Benvinda Duarte espera melhorar o resultado decepcionante de há quatro anos (0,36 por cento dos votos) da coligação entre o PCP e o PEV. Infelizmente, não conseguimos reunir qualquer informação sobre o programa eleitoral desta candidata à Câmara da Sertã, pelo que se torna impossível apresentar as medidas propostas por este partido.

Nota: É completamente impossível apresentar aqui todas as medidas enunciadas, nos diversos programas eleitorais, pelos candidatos à Câmara da Sertã, pelo que aconselho uma leitura atenta de cada um dos programas para informação mais completa.