sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Eleições autárquicas: Juntas de Freguesia de Cernache do Bonjardim e Nesperal

São dois verdadeiros bastiões sociais-democratas e onde o partido já conseguiu resultados acima dos 70 por cento. As freguesias de Cernache do Bonjardim e do Nesperal, além de vizinhas, apresentam percursos muito semelhantes nas corridas autárquicas dos últimos anos.

Cernache do Bonjardim: É a segunda maior freguesia do concelho e foi berço de Nuno Alvares Pereira (agora S. Nuno de Santa Maria). A criação da freguesia remonta a 1555 (há quem indique 1554 como a data mais provável), apesar da povoação ser de origem muito antiga. A área actual de Cernache é de 72,06 km², estando inscritos nos seus cadernos 2.955 eleitores.
Diamantino Calado Pina, actual presidente da junta de Cernache do Bonjardim, recandidata-se a novo mandato, partindo como o grande favorito. Os resultados das últimas eleições dão clara vantagem ao PSD, que nunca aqui obteve resultados abaixo dos 50 por cento (em sufrágios para a assembleia de freguesia). Aliás, Diamantino Calado Pina não se importaria de repetir o resultado que obteve em 1997, aquando da sua primeira eleição – arrecadou 70,4 por cento dos votos.
O Partido Socialista aposta em Manuel Roberto Mendes Barata para alterar este cenário. Os socialistas não têm alcançado resultados de monta nesta freguesia, não indo além de 25,3 por cento dos votos nas autárquicas de 2005.
Já o CDS avança com Luís Martins Bernardo a estas eleições. Os centristas esperam também melhorar o resultado do último acto eleitoral (12,3 por cento).
Pela CDU, concorre Benvinda Ferreira dos Santos Duarte, que é também a candidata do partido à Câmara Municipal da Sertã. A coligação entre PCP e PEV não tem granjeado grande expressão na freguesia, bem evidente na votação alcançada há quatro anos (1,8 por cento).


Nesperal: Não existem dados precisos sobre a fundação desta freguesia, sabendo-se apenas que foi criada durante o século XVI. O Nesperal é a freguesia mais pequena do concelho, em termos de área (7,74 km²), e conta nos seus cadernos eleitorais com 295 inscritos.
O PSD também é ‘rei e senhor’ por estas paragens. O actual presidente da junta, o social-democrata Felismino Ramos Vitória, candidata-se novamente, depois de ter sido eleito com 48,4 por cento dos votos em 2005. Recorde-se que em 1997, o PSD conseguiu aqui um dos seus resultados mais expressivos de sempre no concelho, obtendo 72,6 por cento dos votos.
O socialista João Simões da Mata e Silva é o seu adversário nesta corrida. Apesar da tarefa não ser fácil, o PS não desarma, até porque o partido passou de uma votação de 23,4 por cento, em 1997, para 36,4 por cento, em 2005. A questão que se coloca é se será suficiente para fazer sombra aos sociais-democratas?