quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Lucro tributável por empresa na Sertã


A Sertã ocupou o 173.º lugar entre os concelhos com maior lucro tributável por sujeito passivo de IRC, em 2006, revelou hoje a Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI). O primeiro lugar da tabela de 308 concelhos pertence ao município de Castro Verde, enquanto Lisboa só surge na quinta posição e o Porto fica-se pelo 15.ª posto.
O lucro tributável é o valor sobre o qual é calculado o valor de derrama a receber pelo município com base na taxa decidida pela autarquia em Assembleia Municipal. Recorde-se que, face à Lei de Finanças Locais aprovada este ano, as autarquias podem aplicar uma taxa (derrama) sobre o lucro tributável das empresas até 1,5 por cento.
Com 421 empresas que contribuem para o lucro tributável do município, a Sertã apresenta um valor total de lucro superior a 10 milhões de euros (10.528.526,96 euros), ficando à frente de concelhos como Guimarães, Odivelas, Barcelos ou Fundão (isto em termos médios – relação empresa/valor tributado). Em termos do distrito de Castelo Branco, a Sertã ocupa a quinta posição, depois de Castelo Branco, Covilhã, Belmonte e Penamacor, ficando à frente de todos os outros municípios da Zona do Pinhal: Oleiros (240.º lugar), Proença-a-Nova (292.º) e Vila de Rei (305.º).