segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

SERTANENSE faz história na Taça de Portugal




O Sertanense está entre os 16 finalistas da Taça de Portugal deste ano. O feito inédito (nunca a equipa da Sertã havia chegado aos oitavos-de-final da prova) foi conseguido à custa do Penafiel, que ontem não conseguiu fazer valer os seus argumentos diante da formação orientada por Eduardo Húngaro.
O facto de defrontar uma equipa da Liga de Honra não atemorizou o Sertanense, que entrou melhor no jogo e colocou a formação duriense em sentido.
No entanto, o Penafiel subiu no terreno e começou a dominar as operações a partir dos 15 minutos de jogo. Criou algumas oportunidades de golo, mas a ineficácia dos seus atacantes e o acerto da defesa sertaginense deitaram por terra as pretensões dos locais.
O intervalo chegava com o resultado em branco. Na segunda parte, o Penafiel entrou melhor e Leo Flores segurou o empate, com duas grandes defesas.
A equipa do Sertanense começou a acreditar e numa jogada rápida do incansável Vicente, a formação da Sertã chegou mesmo ao golo (63’). Os muitos adeptos que se deslocaram ao Norte «explodiram» de alegria.
O Penafiel sentiu o golo e o Sertanense podia ter aumentado a vantagem logo de seguida, outra vez por intermédio de Vicente.
Com o aproximar do final da partida, o conjunto treinado por António Sousa subiu no terreno e na última jogada do encontro, Leo Flores derruba Bakero na grande área e o árbitro Luís Reforço manda marcar grande penalidade. Leo Flores foi expulso e Fábio entrou para o seu lugar. Alguns minutos antes, o jogador do Penafiel Hélder Sousa também vira o cartão vermelho.
Chamado a converter o castigo máximo, Guedes não falhou e levou o jogo para prolongamento.
Nos 30 minutos suplementares, o Sertanense, com uma equipa bem organizada, não deu hipóteses à turma contrária, que a partir da segunda parte do prolongamento, ficou mais interessada em levar o jogo para os penaltys.
O jogo decidiu-se mesmo nos pontapés da marca de grande penalidade e nas cinco ocasiões que teve, o Sertanense não falou nenhuma (Américo, Britto, Rui Maside, Marco Farinha e Filipe Avelar), enquanto o Penafiel só converteu quatro (Bakero falhou).
Depois de Rui Maside apontar o último penalty, os adeptos do Sertanense festejaram nas bancadas de forma bastante efusiva.
Eduardo Húngaro, treinador do Sertanense (que hoje mereceu um destaque especial no jornal Record), dizia no final de jogo que estava “num estado de felicidade plena”, enquanto o presidente do clube, Paulo Farinha, brincava aos microfones da Rádio Condestável: “Estamos a três jogos da Taça UEFA”.
Na noite de ontem, todos os telejornais referiram-se ao feito do Sertanene, com maior ou menor destaque, enquanto hoje os principais jornais desportivos não deixaram passar em claro o importante triunfo do Sertanense. O Record fez, inclusive, uma chamada de capa, dizendo: “Sertanense sensacional”. O jornal A Bola escrevia nas suas páginas interiores: “Há festa na Sertã”.

O sorteio da próxima eliminatória (que se joga no dia 10 de Fevereiro) realiza-se amanhã, na sede da FPF. Paulo Farinha quer o Benfica e o treinador quer ficar isento.