terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Divisão do Burro junta jovens da Sertã e Oleiros


É já na próxima quinta-feira, dia 31 de Janeiro, que tem lugar a Divisão do Burro, uma iniciativa que junta quatro colectividades dos concelhos da Sertã e de Oleiros e que se insere nas festividades do Carnaval.
Segundo a Wikipedia, a Divisão do Burro é “uma tradição que se realiza na noite da última quinta-feira antes do
Carnaval” e insere-se “dentro das tradições iniciáticas da adolescência e das práticas de denúncia e crítica próprias do entrudo português. Os rapazes escrevem quadras destinadas às raparigas que depois gritam para toda a povoação, revelando os defeitos e virtudes de cada uma. Na noite de quinta-feira, os rapazes disparam contra o ar, como se tivessem morto um burro (ouve-se o zurrar e ao segundo tiro é dada a notícia que o burro morreu). Segue-se a «partilha» do burro, feita através da récita das quadras. É costume que usem um funil a servir de altifalante”.
O corso popular terás início pelas 20 horas, na povoação de Vale Souto (Oleiros), seguindo meia-hora depois para o Vale do Laço (Sertã). Pelas 21 horas, está prevista a passagem pelo Troviscainho (Sertã), a que se seguirá, 30 minutos depois, a visita ao Mosteiro (Oleiros).
A organização deste evento está a cargo da ARCOPINHO – Associação Recreativa e Cultural do Troviscainho, ARCVASO – Associação Recreativa e Cultural do Vale Souto, Grupo Maltêz Desportivo do Mosteiro e d’ Os Carvoeiros – Centro Social Recreativo e Cultural do Vale do Laço.