quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Jovens da Beira Interior têm comportamentos sexuais de risco


20 por cento dos jovens da Beira Interior têm a sua primeira relação sexual sem usarem contraceptivos e mais de metade gostaria de ter mais aulas sobre sexualidade. Estas são as principais conclusões do primeiro trabalho científico sobre a sexualidade dos jovens da Beira Interior. O estudo, da autoria de Patrícia Brancal, aguarda publicação, uma tarefa que, segundo a própria revelou ao jornal Diário XXI, está a revelar-se difícil, dado o carácter regional do trabalho.
Segundo Patrícia Brancal, em declarações àquele diário, “os dados obtidos reflectem algum desconhecimento dos jovens relativamente a conceitos de sexualidade”.
A situação é tão ou mais preocupante se atendermos ao facto de que mesmo nas relações sexuais mais recentes, 15 por cento dos inquiridos admitiu tê-la praticado sem recorrer a qualquer método contraceptivo. A justificação é a de que “retira prazer” ao acto sexual.
Além das conclusões já mencionadas, é ainda referenciado que a maioria das relações sexuais dos jovens da região estão associadas a “compromissos afectivos”.
O trabalho levado a cabo por esta especialista, intitulado «Vivências Sexuais dos Jovens da Beira Interior», ainda não foi publicado, uma vez que a autora não conseguiu encontrar uma editora que se disponibilizasse para o efeito. “O argumento [das editoras para negarem a publicação] foi tratar-se de um estudo demasiado focalizado na Beira Interior”, sublinha.
Patrícia Brancal lamenta ainda o facto das conclusões deste estudo, que são do conhecimento público, não serem debatidas por ninguém, o que parece revelar pouca sensibilidade das autoridades competentes para discutir o tema.
Ou será que é preciso voltar a repetir aquele ditado: “O pior cego é aquele que não...”.