terça-feira, 13 de novembro de 2007

Sétima arte longe da Sertã


Já lá vão uns anos desde a última vez que foi possível ver um filme, numa sala de cinema da Sertã. Os cinemas da vila estão hoje de portas fechadas e a população privada de uma das maiores manifestações culturais do nosso século.
O Cine-Teatro Tasso, que durante muitos anos assegurou a exibição das mais diversas películas, suspendeu as projecções. A direcção do Clube da Sertã acusa a câmara pelo encerramento, ao passo que a autarquia devolve as responsabilidades.
A sala de cinema do shopping Monteverde (hoje Pingo Doce) também fechou as suas portas.
Perante este cenário, as opções dos amantes da sétima arte não são muitas, para não dizer quase nenhumas. Proença-a-Nova tem sido uma solução de recurso.Talvez existam problemas mais graves a aguardar resolução no nosso concelho mas, ainda assim, penso que é chegada a hora de resolver esta situação. Quando se fala em fixar a população jovem no Interior, a oferta cultural é um argumento importante (vide últimos inquéritos realizados pelo INE) e a ausência de um equipamento destes na Sertã é mais um factor a contribuir para o empobrecimento do concelho.