terça-feira, 27 de novembro de 2007

Recuperar as aldeias típicas do concelho?


O exemplo vem de um concelho vizinho: Pedrógão Grande. A autarquia local vai recuperar, durante os próximos anos, um conjunto de aldeias típicas do concelho, com o objectivo de “preservar a ruralidade” e “atrair turistas”.
A primeira aldeia a ser alvo desta intervenção é a Mega Fundeira, um pequeno povoado situado nas margens da ribeira de Mega, com cerca de 15 residentes. O projecto prevê a recuperação de um moinho de água, a construção de uma praia fluvial e o restauro de uma fonte. Será ainda contemplada a recuperação de um poço natural e da zona envolvente, com a construção de um parque de merendas.
Esta é uma daquelas ideias que não escandalizaria ninguém se fosse adoptada pela Câmara da Sertã. Aliás, num momento em que se discute muito a desertificação do concelho e a perda de população, creio ser chegada a hora de apresentar ideias e, acima de tudo, encontrar soluções para um problema que a todos diz respeito.A recuperação das aldeias típicas (e na Sertã são muitas) poderia ser um bom começo, até porque, o município teria muito a ganhar com estas intervenções e o turismo sairia reforçado. Não é novidade, mas existem vários concelhos do país que estão a promover roteiros para turistas, englobando as suas aldeias mais típicas. Ponte de Lima é um desses casos e os resultados, a acreditar nas palavras do presidente da Câmara, Daniel Campelo, têm sido “excelentes”.