quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Atelier Túlio Vitorino: Longa se torna a espera


As obras no Atelier Túlio Vitorino, em Cernache do Bonjardim, tardam em chegar. No passado mês de Julho, neste mesmo blogue, demos conta da intenção da Câmara da Sertã de “iniciar em breve as obras de recuperação da casa”, mas, até hoje, pouco ou nada foi feito.
O edifício está votado ao abandono. E não é correcto assacar só responsabilidades ao actual executivo, até porque, ao longo dos anos, a incúria e responsabilidade de muitos levou àquilo que hoje se nos apresenta em plena Rua dos Pinheiros.
Ainda assim, a promessa do executivo actual continua por cumprir. Além da intervenção, há outra questão que se coloca: que destino dar àquele espaço?No protocolo assinado em Maio de 2005, entre a autarquia e os proprietários, ficou decidida a instalação de um Museu/Escola que preservasse o nome e a obra do pintor cernachense, mas esse objectivo está cada vez mais difícil de concretizar, até porque a Associação d’Artes Túlio Vitorino já veio dizer que não está interessada em ocupar aquele espaço. Durante uma Assembleia Municipal da Sertã, realizada em Julho, vários deputados da oposição insistiram para que a obra avançasse na mesma, mesmo que “fique de portas fechadas”. É urgente reabilitar este espaço e, acima de tudo, decidir, quanto antes, qual o destino a dar-lhe. Se esse destino já existe, utilizem o blogue para o divulgar...