terça-feira, 15 de setembro de 2009

Povoações: Bouçô (Várzea dos Cavaleiros)


A aldeia que trazemos hoje a este espaço é o Boiçó (ou Bouçô), situada na freguesia da Várzea dos Cavaleiros. A informação não abunda, mas ainda assim foi possível reunir alguns dados sobre esta povoação situada “numa encosta aprazível e fértil, com a ribeira da Tamolha por companheira”.
Segundo a obra «Certa Ennobrecida ou Discrição Topographica da Villa da Certa», de Jacinto Leitão Manso de Lima, o nome original desta povoação terá sido o de Casal de Pedro Vaz, nome atribuído por nesse lugar morar um tal de Pedro Vaz.
No entanto, a tradição oral remete-nos para uma história bem diferente: Conta-se que por estas bandas apenas moravam duas famílias, que lavravam as suas terras com uma junta de bois que lhes pertencia igualmente. Um dia, um dos bois teve um acidente do qual resultou a sua morte, ficando um ‘boi só’ para executar os trabalhos agrícolas. Claro está que a aldeia passou a ser conhecida por Boiçó.
O blogue
http://www.varzeadoscavaleiros.blogspot.com/ dá-nos conta de algumas das riquezas das terras deste povoado: “No Boiçó abundavam as oliveiras que produziam excelentes azeitonas, umas para curtir – as cordovis – e outras para pisar e extrair o azeite. Além da azeitona havia outras produções no Boiçó: trigo, centeio, milho, frutas e produtos hortícolas”. Todavia, “a principal riqueza era o pinheiro donde provinha a resina, a madeira, a lenha, as agulhas e as pinhas”.
Nesta zona, que não dista muito da sede de freguesia, Várzea dos Cavaleiros, está situada a ponte do Boiçó, que data de 1908.
A população nunca foi muito abundante por estes lados, conforme refere o Pe. António Lourenço Farinha, no livro «A Sertã e o seu Concelho» – em 1527, existiam três fogos; em 1730, esse número subiu para quatro; em 1891, os fogos eram apenas dois, o mesmo sucedendo em 1930.

Foto e informações: http://www.varzeadoscavaleiros.blogspot.com/