segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Eleições autárquicas: Juntas de Freguesia da Ermida e Figueiredo



As eleições legislativas terminaram, mas as eleições autárquicas estão à porta. A duas semanas do acto eleitoral que decidirá os novos presidentes de Câmara, Assembleia Municipal e juntas de freguesia, resolvemos apresentar os diversos candidatos que se apresentam a estas eleições no concelho da Sertã.
Para hoje escolhemos os candidatos às eleições para as juntas de freguesia da Ermida e Figueiredo. A escolha não foi ao acaso e reveste-se de um simbolismo especial, isto porque os vencedores nestas duas eleições já são praticamente conhecidos.
Confusos? A explicação é simples: apenas um candidato se apresentou a sufrágio em cada uma destas freguesias.
Não é caso raro no país – são várias as freguesias onde isso sucede – mas é um episódio que revela bem o desinteresse a que as forças partidárias votam algumas das zonas do nosso Portugal. Será que aqui o objectivo é concentrar o poder no executivo municipal e esvaziar as competências das juntas?

Ermida: Está situada a 20 quilómetros da sede de concelho e possui actualmente 330 inscritos nos cadernos eleitorais. A freguesia foi criada em 1793 e está situada na margem direita da ribeira de Isna. A sua população vive sobretudo do sector primário.
O actual presidente da Junta, Paulo José Martins Alves (CDS), é o único candidato às eleições do próximo dia 11 de Outubro.

Figueiredo: Encontra-se localizada a 17 quilómetros da sede de concelho e conta nos dias de hoje com 259 eleitores. A freguesia foi criada em 1819 e a sua população vive sobretudo do sector primário.
À semelhança do que sucede na freguesia da Ermida, o actual presidente da junta do Figueiredo, José Mateus Lopes (PSD), é o único candidato às eleições.