terça-feira, 29 de setembro de 2009

Eleições autárquicas: Juntas de Freguesia da Cumeada, Marmeleiro e Palhais

As freguesias da Cumeada, Marmeleiro e Palhais merecem hoje a nossa atenção nesta pequena apresentação dos diversos candidatos às próximas eleições autárquicas. Para já, uma das principais notas de destaque é o facto de existir mais do que um candidato na corrida e de todos os actuais presidentes de junta tentarem a reeleição.

Cumeada: A freguesia foi criada em 1806 e tem uma área de 23,10 km². Neste momento, encontram-se inscritos 470 eleitores nos cadernos eleitorais.
O PSD tem dominado por completo as eleições nesta freguesia, obtendo nos últimos dois actos eleitorais votações acima dos 50 por cento (52,3% em 2001 e 65% em 2005). O actual presidente da junta, Manuel Marçal Nunes, volta a candidatar-se, sendo o principal favorito no próximo dia 11 de Outubro.
O CDS, que é a segunda força política nesta freguesia (quando se trata de eleições para a assembleia de freguesia), aposta em José Alberto Garcia para tentar inverter a tendência das últimas eleições.
Pedro José Fernandes é o candidato do PS e o objectivo será concerteza melhorar o resultado das eleições de há quatro anos – os socialistas conseguiram 9,77 por cento dos votos.

Marmeleiro: Criada em 1555, esta freguesia tem uma área de 29,70 km². O número actual de eleitores é de 298.
O actual presidente da junta, eleito pelo PSD nas últimas autárquicas, concorre agora nas listas do CDS-PP. Manuel Lopes Pereira espera repetir o resultado de há quatro anos, quando venceu com uma percentagem de 62,8 por cento.
Todavia, o PSD apresenta Luís Carlos Cardoso como candidato a esta junta de freguesia, sendo de esperar uma luta bastante ‘renhida’ entre os dois oponentes.

Palhais: A freguesia foi criada em 1555 e possui uma área de 22,04 km². Neste momento, os seus cadernos eleitorais, registam 328 pessoas inscritas.
Manuel Marçal da Silva, actual presidente da junta (PSD), volta a concorrer ao lugar que conquistou nas últimas eleições com 65 por cento dos votos. A expectativa é grande entre os sociais-democratas que não querem perder este verdadeiro bastião laranja no concelho.
A outra pretendente ao lugar de presidente da junta é Marta Sofia Marçal, que se apresenta nesta eleições encabeçando uma lista independente – Todos por Palhais. A tarefa não se advinha fácil, mas é de saudar este movimento de cidadãos que se submete a votos no próximo dia 11 de Outubro.