terça-feira, 9 de junho de 2009

Sertanense fechou participação na 3.ª Divisão


O Sertanense terminou no passado sábado, em Castelo Branco, a sua brilhante presença no Campeonato Nacional da 3.ª Divisão (Série D). Além de ter garantido a subida de divisão, a formação sertaginense assegurou o título de campeão nacional.
O último jogo não foi de boa memória para o conjunto orientado por Eduardo Húngaro. O Benfica e Castelo Branco impôs a sétima derrota da época ao Sertanense, através de um golo solitário marcado já no decorrer da segunda parte.
Aqui fica um pequeno balanço do que foi esta época, que o presidente do Sertanense, Paulo Farinha, apelidou como “a melhor de sempre” do clube.
Na primeira fase do campeonato, a equipa da Sertã fez 26 jogos, alcançando 15 vitórias, sete empates e quatro derrotas; marcou 56 golos e sofreu 25. O pecúlio da segunda fase não foi diferente – dez jornadas devolveram cinco vitórias, dois empates e três derrotas, tendo sido marcados 13 golos e sofridos nove. Em ambas as fases, o Sertanense terminou em primeiro lugar.
Os jogadores que representaram o emblema sertaginense durante esta época foram (jogos e golos entre parêntesis): André Moretto (16 jogos), Fábio (11 jogos), Artur (9 jogos), Hugo Lopes (22 jogos e 2 golos), Salgueiro (19 jogos), Pedro Miguel (32 jogos e 3 golos), Américo (30 jogos e 3 golos), Daniel (10 jogos), Bruno Xavier (36 jogos e dois golos), Leandro (33 jogos e 2 golos), Tiago (33 jogos), Marco Farinha (33 jogos e 17 golos), Joca (31 jogos e 16 golos), Babá (31 jogos e 2 golos), Filipe Avelar (33 jogos e 3 golos), Hygor (24 jogos e 2 golos), Santana Maia (5 jogos), Igor Luís (29 jogos e 13 golos), David Facucho (9 jogos), Anderson (26 jogos), Diego (6 jogos), Fernandinho (4 jogos e 2 golos) e Magalhães (16 jogos).
Em jeito de curiosidade, refira-se que a maior goleada da época foi alcançada à passagem da 14.ª jornada, quando o Sertanense bateu o Lousanense por 6-0. Este jogo ficou também marcado pelo ‘poker’ (quatro golos apontados) de Marco Farinha.
Ao nível das camadas jovens, o balanço também se pode considerar positivo. Em juniores, o clube alcançou a segunda posição do Distrital, com 45 pontos. Nos juvenis, a equipa averbou a sexta posição (25 pontos), ao passo que no campeonato de iniciados o quarto lugar na Série B (12 pontos) foi o posicionamento final.Já no campeonato de infantis, os jovens sertaginenses garantiram a terceira posição na primeira fase (31 pontos), carimbando a passagem à segunda fase, onde se quedaram pela terceira posição. Na prova de escolas, o Sertanense foi segundo na primeira fase (17 pontos) e quinto na fase-final (10 pontos).