terça-feira, 16 de junho de 2009

Limpeza de espaços públicos – responsabilidades partilhadas

A limpeza de espaços públicos foi o mote para uma iniciativa organizada, na passada semana, pelo Bloco de Esquerda da Sertã. Não pretendo aqui falar da iniciativa dos bloquistas, mas apenas chamar a atenção para o tema, que não tem merecido muita atenção, nem da classe política, nem da população em geral.
Os exemplos de espaços públicos pouco cuidados, ou votados ao simples abandono, pululam por todo o concelho, como pululam pelos municípios vizinhos.
Para o comum dos cidadãos, a responsabilidade deste tipo de situações é dos municípios, que não zelam pela propriedade pública, fazendo vista grossa de um problema que afecta a todos. Os exemplos referenciados durante a acção do Bloco de Esquerda (ribeiro da Abegoaria, rotunda de Nossa Senhora dos Remédios e um fontanário na freguesia do Cabeçudo) são ilustrativos desta situação, mas podíamos aqui acrescentar mais alguns.
No entanto, desenganem-se aqueles que acham que o problema é só dos responsáveis camarários. Os cidadãos também têm as suas culpas no cartório. Por exemplo, no caso do ribeiro da Abegoaria, era constrangedor observar toda a lixeira que flutuava naquelas águas – e como é fácil de imaginar, aquele lixo teve que vir de algum lado. Neste tipo de situações é fácil assobiar para o lado e dizer que este tipo de problemas não é da nossa competência.

A Câmara deve assumir as suas responsabilidades nesta matéria (por vezes esquecesse delas), mas os munícipes também têm um importante papel a desempenhar em toda esta situação.