quarta-feira, 12 de março de 2008

Uma viagem virtual pelo concelho


Imagine que está nas Várzeas dos Cavaleiros e pretende ir até à Sertã. A melhor solução talvez seja o carro. No entanto, se quiser pode fazer a viagem de forma virtual pela Internet num website criado pela Microsoft e que se encontra em fase de optimização (maps.live.com).
Neste website, qualquer um pode ter acesso a imagens detalhadas e actualizadas de todo o território português, sendo que se pretenderem podem fazer uma verdadeira viagem virtual pelo país.
Este serviço resulta de um acordo formalizado, na segunda-feira em Lisboa, entre a Microsoft e o Instituto Geográfico Português (IGP). O Virtual Earth, um serviço da Microsoft que oferece imagens de satélite de todo o mundo, já permitia ter uma visão aérea de Portugal, sendo apenas necessário um computador com acesso à Internet. Mas muitas das fotografias tinham pouca qualidade ou eram muito antigas. Para resolver o problema, o IGP cedeu à Microsoft (e também à Google, para inclusão no Google Earth) imagens de alta qualidade de todo o território português, incluindo as regiões autónomas e as zonas do interior do país, normalmente esquecidas neste tipo de ferramentas.
Portanto, passem por lá nos próximos dias para saberem das novidades ou então para uma viagem.