quarta-feira, 26 de março de 2008

Ligar a EN238 ao IC8


E às palavras, sucederam os actos. Um grupo de autarcas, representantes das juntas de freguesia de Cernache do Bonjardim, Cabeçudo, Castelo, Nesperal e Palhais, resolveu enviar um abaixo-assinado ao Ministro das Obras Públicas, a pedir para que a ligação entre a EN238 (Ferreira do Zêzere-Cernache) e o IC8 seja considerada prioridade nacional.
De acordo com a missiva, subscrita por três mil pessoas, “há muitos anos que as populações lutam por este itinerário fundamental, pois trata-se de uma estrutura importante para as freguesias, para o concelho da Sertã e para o Interior. Além disso, a via será também essencial para o desenvolvimento dos concelhos por si atravessados, já que ficaremos mais perto do IC3 e da A1”.
Desta forma, os subscritores consideram fundamental que “o Governo avance rapidamente com a construção da via que permitirá ligar as populações a Tomar e a Lisboa. Esta obra representa a correcção de uma injustiça histórica no âmbito da rede rodoviária nacional, sendo vital para o desenvolvimento da Zona do Pinhal. Sem boas vias de comunicação não conseguimos captar indústria, turismo e desenvolvimento”.
Cabe agora a palavra ao Governo, que tão desatento tem andado relativamente à EN238.