quarta-feira, 5 de março de 2008

Jornais antigos: Jornal da Certã


Iniciamos hoje uma nova rubrica que pretende recordar todos os jornais já publicados na vila da Sertã até aos dias de hoje. O primeiro que destacamos é o Jornal da Certã, publicado entre 25 de Dezembro de 1887 e 30 de Dezembro de 1888.
Dirigido por Francisco de Paula Oliveira de Carvalho, este semanário foi o segundo jornal a ser publicado na vila da Sertã, sendo apenas antecedido pelo Correio da Certã (publicado entre 1 de Novembro de 1884 a 29 de Novembro de 1894).
Os destaques do primeiro número do Jornal da Certã foram para a sessão da Câmara Municipal de 14 de Dezembro de 1887, onde se indeferiu um requerimento pedindo um subsídio de lactação, e para os preparativos da criação do Club Sertaginense: “Reuniram hoje [25 de Dezembro de 1887] os sócios do Club Sertaginense (que daria origem ao Grémio Sertaginense e mais tarde ao Clube da Sertã), há dias creado n’esta villa. Consta-nos que o fim para que se reuniram fôra a leitura e approvação do projecto de Estatutos”, pode ler-se no primeiro número deste semanário.
A vertente cultural tinha também um peso considerável, uma vez que durante os primeiros números o director decidiu publicar a obra «Os Miseráveis da Beira», de Luciano Chaynet.