quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Povoações: Várzea de Pedro Mouro (Cernache do Bonjardim)

É uma das povoações mais antigas do concelho e guarda na sua história vários pormenores interessantes. Falamos da Várzea de Pedro Mouro, na freguesia de Cernache do Bonjardim.
Situada junto ao rio Zêzere, foi durante o período romano uma zona bastante apetecível devido à existência de ouro, tendo sido feita uma exploração bastante intensiva como atestam as extensas conheiras aí presentes.
A povoação começou por ter um nome ligeiramente diferente daquele que possui actualmente. Várzea de Pedro Pelaio foi a sua designação original. O motivo é bem simples: nesta zona morava um tal de Pedro Pelaio, alferes-mór de D. Sancho I.
A antiguidade da terra está comprovada num documento do século XIII (1220), onde é anunciada a doação, pelo rei D. Sancho II, das povoações da Várzea de Pedro Pelaio e do Sambado à Ordem do Hospital.
A mudança de nome está ligada a uma história que ainda hoje se conta. Segundo reza a lenda, o prior da Certã não celebrava a missa dos dias santos sem que antes não tivesse chegado um importante paroquiano de nome Pedro, morador na povoação da Várzea (nesta altura a povoação estava incluída na freguesia da Certã, visto que Cernache do Bonjardim só se tornou freguesia depois de 1555). Um certo Domingo, e depois de muito ter esperado pela sua chegada, o padre dirigiu-se-lhe com grande severidade, chamando-o de «Mouro, Pedro Mouro» (há quem conte diferentes versões desta lenda). O nome ‘pegou’ e a partir daquele dia o dito Pedro passou a ser conhecido por Pedro Mouro.
O nome da aldeia foi então alterado para Várzea de Pedro Mouro e ainda se mantém. Esta tem sido uma zona relativamente povoada ao longo dos séculos. Por exemplo, em 1527, existiam oito fogos, um número que subiu para 26 em 1730. Por altura dos censos de 1891, contaram-se 21 fogos, sendo que 20 anos depois, em 1911, eram já 28 os fogos. O número de habitantes por esta altura ultrapassava a centena – 106.
Hoje, esse número caiu consideravelmente, apesar de ainda serem alguns os moradores da Várzea de Pedro Mouro. Também aqui se situa a Ermida do Espírito Santo.

Fontes: História da Ordem do Hospital, A Sertã e o seu Concelho, Certã Ennobrecida, Sernache do Bom Jardim – Traços Monográficos, Portugal Antigo e Moderno
Foto: Placosta