terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Estrada n.º 238 requalificada, mas o percurso mantém-se quase inalterado


A Estrada n.º 238, que liga entre outras as vilas da Sertã e de Ferreira do Zêzere, devolveu-nos durante a passada semana duas notícias: uma boa e outra má! Comecemos pela boa, que nos chegou através do presidente da Câmara José Nunes, citado pela Rádio Condestável – a via voltou a ser classificada como Estrada Nacional, um título que perdera há cerca de 15 anos.
Na prática, esta alteração significa que, a partir de agora, a estrada volta a ser responsabilidade do Estado e não da autarquia como vinha sucedendo.
A má notícia chegou-nos pelo mesmo mensageiro e o seu conteúdo não provocou grande surpresa, uma vez que já há algum tempo suspeitávamos que as coisas assim seriam. Muito se tem falado da necessidade de melhorar esta estrada, sendo opinião corrente que mais do que requalificá-la seria necessário construir nova via.
A especulação foi profícua sobre que tipo de intervenção que seria feita na Estrada n.º 238 ao abrigo da Concessão Pinhal Interior, lançada recentemente pelo Governo. A via – e aqui está a má notícia – será apenas requalificada e “o percurso mantém-se o mesmo”. Numa fase posterior, segundo avançou José Nunes, “a Câmara terá de falar com o empreiteiro para ver o que é possível fazer em termos de cortes de curvas”. Ou seja, teremos de contar com a benevolência do empreiteiro para cortar algumas curvas àquela estrada – que necessita de bem mais do que isso!
Deste modo, resta-nos esperar pela prometida ligação entre Tomar e o Fundão, que poderá significar a construção de uma nova estrada desde a cidade nabantina até à vila da Sertã. Mas isso, para já, talvez seja sonhar muito alto…