sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Desemprego aumentou no concelho da Sertã


O desemprego em Portugal passou a barreira psicológica dos dois dígitos, estando actualmente nos 10,2 por cento, o valor mais alto dos últimos 26 anos. O cenário catastrófico estende-se a todo o país e o concelho da Sertã não é excepção, uma vez que o número de desempregados (segundo as estatísticas do IEFP) passou de 536, em Setembro, para 604 em Outubro.
Trata-se de um resultado preocupante, mas que ainda assim, tem sido mitigado por algumas decisões da autarquia local e de empresas do concelho.
As mulheres são, à semelhança do que se passa a nível nacional, as mais atingidas pelo desemprego no concelho (392). Em termos etários, o grupo de indivíduos entre os 35 e 54 anos regista o maior número de desempregados (245), seguindo-se os menores de 25 anos (154) e as pessoas entre os 25 e 34 anos (141).
Em linha com o que se vem passando no concelho ao longo dos últimos meses, a maioria dos desempregados (468) está há menos de um ano nesta situação, sendo que destes, 106 estão à procura do primeiro emprego.
Ao nível da escolaridade, os desempregados com o secundário concluído são em maior número (162), seguindo-se os que contam com o 3.º ciclo do ensino básico. Referência para os 61 licenciados no desemprego.
Uma situação a merecer a nossa melhor atenção… sobretudo quando as atenções parecem estar focalizadas em matérias que são tão irrelevantes para o futuro do país!!!