terça-feira, 30 de setembro de 2008

Uma estratégia de turismo para a Sertã


A Câmara da Sertã aprovou a integração do município sertaginense na futura Região de Turismo do Centro de Portugal, integrando a delegação de Castelo Branco (Naturtejo), que corresponde ao território da Beira Interior Sul e Pinhal Interior Sul.
A proposta foi apresentada pelo presidente José Paulo Farinha e aprovada pela maioria do executivo camarário, com a abstenção de um vereador do PSD.
Mais do que discutir se a decisão é positiva ou negativa para o concelho (em meu entender, é positiva, apesar de um ou outro senão), o que deve estar em causa é a criação de um modelo integrado de desenvolvimento turístico para os municípios desta região.
Já todos perceberam que nenhum concelho poderá promover-se, enquanto destino, de forma isolada. É preciso concertar esforços e criar massa crítica para apresentar um produto de grande qualidade, que possa competir com outros destinos que se assumem no país.
Que a Sertã e os municípios vizinhos estão mal promovidos a nível turístico é um facto indesmentível. Não querer ver isso é tapar o sol com a peneira.
É necessário que não deixemos escapar mais esta oportunidade, para que não tenhamos que adiar aquilo que será uma das nossas principais ‘indústrias’ de futuro.