quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Livros antigos : Monografia da freguesia da Cumiada


A ideia partiu da Comissão de Melhoramentos da Cumiada (optámos por manter a grafia da altura) e passava pela elaboração de uma ‘pequena’ monografia sobre esta freguesia do concelho da Sertã.
Segundo os seus intervenientes, o processo não foi fácil, mas o livro acabou por ver a luz do dia em 1940, “compilando tanto quanto possível todos os dados estatísticos acerca de como se povoou e veio à vida a nossa tão linda e característica aldeia”, podia ler-se no prefácio.
O primeiro capítulo abordava as origens da freguesia, criada em 1806 com o nome de Santa Ana. “O nome tão característico de Cumiada vem da sua situação orográfica – que é de uma beleza rude e ao mesmo tempo aliciante – pois se encontra num pequeno planalto, rodeada de cumes das mais variadas altitudes”, revela o livro.
Várias curiosidades sobre a freguesia são apresentadas ao longo desta obra. A construção da ponte da Várzea Carreira, em 1907, é uma delas, a que se soma uma relação da população desde 1890 até 1930 (neste último ano, o número de habitantes ascendia a 872 e o de fogos 171).
O estilo de vida dos cumiadenses foi tema para outro capítulo, sendo também de destacar a recolha de alguns poemas e cantigas alusivos à freguesia.