sábado, 28 de agosto de 2010

Memórias: Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim

A Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim está hoje em destaque nas nossas memórias. A foto que reproduzimos foi tirada, em 1966, por António Passaporte (cortesia do Arquivo Fotográfico da Câmara de Lisboa) e dá-nos uma ideia da beleza deste templo, cuja construção se iniciou pouco depois da criação da freguesia de Cernache, em 1555.
Erigida em louvor a S. Sebastião – padroeiro da freguesia – a Igreja Matriz apresenta uma “planta longitudinal”, sendo composta por “três naves de cinco tramos, capela-mor mais estreita, com duas sacristias de planta rectangular adossadas à capela-mor”, além de “duas capelas laterais de planta rectangular adossadas às naves laterais e torre sineira de planta quadrada”.
Entre os destaques deste templo, cuja torre sineira foi demolida e reconstruída em 1893, estão os azulejos setecentistas, que revestem as paredes da capela-mor, e os tectos das naves forrados a madeira. Referência também para os retábulos de talha barroca joanina nas capelas laterais e para o órgão positivo neoclássico no lado do Evangelho (adquirido em finais do século XVIII).
Um local de visita obrigatória, até porque é importante conhecer e preservar as riquezas históricas do nosso concelho, que tão pouca atenção têm merecido da parte de quem nos governa. Já agora, será que é desta que o concelho vai ter um museu que ajude a preservar e a conhecer a sua história?