sexta-feira, 2 de julho de 2010

Memórias: Fonte da Pinta


Nunca como hoje fez tanto sentido a ‘memória’ que aqui trazemos. A Fonte da Pinta, apesar de fisicamente ainda lá estar, parece não passar de uma recordação de todos quantos por ali passaram, descansaram, namoraram ou brincaram. Nos dias que correm, resta apenas o triste espectáculo de ver um ex-libris da Sertã entregue ao abandono e ao denso mato que cobriu por completo aquele amplo espaço que vemos nesta foto.
Não se sabe ao certo quando é que este local começou a atrair os sertaginenses, todavia temos notícia de que em 1898 se fizeram importantes melhoramentos na zona envolvente à fonte, dotando-a de melhores condições.
Ao longo do tempo, a Fonte da Pinta conheceu outras intervenções, de maior ou menor monta, contudo o local foi sendo votado ao esquecimento/abandono desde meados da década de 90, encontrando-se hoje num estado que a todos devia envergonhar.
Será que depois de se gastar/investir (escolha a sua opção) 120 mil euros na instalação de uma ponte pedonal na zona da Carvalha, não terão sobrado uns míseros euros para voltar a dar dignidade a um dos locais que permanece na memória de muitos. Ou será que a ideia é mesmo fazer daquilo uma simples memória?
Foto: Arquivo Fotográfico do Clube da Sertã