segunda-feira, 19 de julho de 2010

Casa da Água da Foz da Sertã: um triste espectáculo na entrada do concelho

Na fachada pode ler-se «Águas da Foz da Sertã – Posto de Venda e Informações». O nome deve estar a fazer corar de vergonha muita gente, tal é o estado lastimoso em que se encontra este imóvel, situado numa das entradas do concelho da Sertã, mais precisamente na freguesia de Cernache do Bonjardim. Num concelho que se quer afirmar pelo turismo, não deixa de provocar estranheza que quem por aqui entre se depare logo com este triste espectáculo.
Esta casa, que em tempos fez parte do complexo turístico do hotel da Foz da Sertã, está em avançado estado de ruína e a necessitar de intervenção urgente. Em tempos, serviu de posto de recepção para os clientes que pretendiam visitar aquela unidade hoteleira e de posto de venda para aquisição de garrafas de água da Foz da Sertã. Hoje, não serve para grande coisa.
Durante anos, o imóvel permaneceu esquecido, apesar de quando em vez alguém se lembrar dele e chamar a atenção, numa das muitas assembleias municipais cá do burgo, para o seu estado. Ainda recentemente, foi sugerido que o local passasse a funcionar como uma espécie de albergue/casa de apoio aos peregrinos que anualmente por aqui passam em direcção a Fátima.
No entanto, e até que alguém se resolva a fazer alguma coisa, a casa lá continuará a servir de cartão de boas-vindas a todos os que nos visitam.