sábado, 27 de fevereiro de 2010

Sertã analisada à luz do Desenvolvimento Económico e Social

O concelho da Sertã manteve em 2009 o quinto lugar, entre os 11 municípios do distrito de Castelo Branco, no «Indicador Sintético de Desenvolvimento Económico e Social ou de Bem-Estar dos Municípios do Continente Português», elaborado pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior. Se olharmos para o conjunto dos 278 concelhos de Portugal continental, a Sertã surge posicionada no 152.º lugar.
À semelhança do que já aqui dissemos o ano passado, no momento em que foram conhecidos os resultados de 2008, a posição ocupada pelo concelho sertaginense não é motivo para grandes festejos, até porque à sua frente ficaram municípios como Vila Velha de Ródão e Vila de Rei, apesar de não esquecermos que atrás de si ficaram Fundão, Idanha-a-Nova ou Proença-a-Nova.
A análise efectuada (e que levou em linha de conta variáveis como os equipamentos de saúde, culturais, educativos, infra-estruturas básicas, cultura, população, saúde, segurança, ambiente, dinamismo económico, mercado de habitação, mercado de trabalho, rendimento e consumo) apresenta alguns dados surpreendentes, mas deve ser lida com alguma cautela, isto porque as estatísticas valem o que valem e por vezes não retratam fielmente a verdadeira realidade do concelho.

Todavia, este estudo não deixa de ser um óptimo ponto de partida para discutir seriamente (e sem as habituais tergiversões partidárias) o actual momento que o nosso concelho atravessa.