segunda-feira, 20 de julho de 2009

Sertã ocupa quinto lugar distrital no «Indicador Sintético de Desenvolvimento Económico e Social»


O concelho da Sertã ocupa o quinto lugar, entre os 11 municípios do distrito de Castelo Branco, no «Indicador Sintético de Desenvolvimento Económico e Social ou de Bem-Estar dos Municípios do Continente Português», elaborado pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior e citado pelo Jornal do Fundão. Em termos nacionais, a Sertã está a meio da classificação, mais precisamente na 152.ª posição, no conjunto dos 278 concelhos do continente.
A posição ocupada pela Sertã, a nível distrital, não é motivo para grandes festejos, sobretudo quando à sua frente se posicionam concelhos como os de Vila Velha de Ródão e Vila de Rei. No entanto, o município sertaginense consegue deixar atrás de si, por exemplo, Fundão, Idanha-a-Nova e Penamacor.
Apesar de achar que algumas das conclusões reveladas por este estudo carecerem de fundamentação, não deixa de ser importante olhar para os resultados, sobretudo porque podem ser encarados como um bom ponto de partida para um debate sério sobre a Sertã e sobre aquilo que faz falta a esta região.
Outro dado a reter neste estudo é o fosso cada vez maior entre os concelhos do Litoral e do Interior. O Litoral ocupa as primeiras posições do ranking, com Lisboa, Albufeira e Oeiras à cabeça, ao passo que os municípios do Interior surgem apenas mais abaixo. A título de curiosidade, refira-se que Castelo Branco aparece na 53.ª posição e a Covilhã no 139.º lugar, apenas 13 lugares à frente da Sertã.
Segundo o Jornal do Fundão, na elaboração deste estudo foram levadas em linha de conta diferentes variáveis, nomeadamente equipamentos de saúde, culturais, educativos, infra-estruturas básicas, cultura, população, saúde, segurança, ambiente, dinamismo económico, mercado de habitação, mercado de trabalho, rendimento e consumo.