quarta-feira, 22 de julho de 2009

Sertã conta com recipientes para recolha de óleos alimentares usados


É uma iniciativa a registar e que faz todo o sentido, num momento em que o ambiente devia estar no topo das nossas preocupações cívicas. O concelho da Sertã passou a contar com três recipientes para a recolha de óleos alimentares usados (oleões), instalados recentemente pela Câmara Municipal.
De acordo com a Rádio Condestável, dois dos recipientes encontram-se situados na rua de Proença-a-Nova, junto à Segurança Social, e no Largo Ferreira Ribeiro, junto à Praça de Táxis, na Sertã. O terceiro recipiente está localizado em Cernache do Bonjardim, na rua dos Pinheiros, junto ao posto de abastecimento da Repsol.
Esta iniciativa surge na sequência da recolha de óleos usados que a autarquia já estava a efectuar, desde 2003, em refeitórios e restaurantes.
A Câmara da Sertã fez saber no seu website que o óleo usado para fritar batatas, rissóis, carne e outros alimentos, assim como as gorduras vegetais fora de validade, podem ser reciclados dando origem a outros produtos, nomeadamente sabão ou detergente.
Para depositar o óleo usado para recolha, deverá deitá-lo frio numa garrafa de plástico e, depois de bem fechada, deverá ser depositada num dos oleões disponibilizados pela Câmara da Sertã.