segunda-feira, 13 de julho de 2009

Músicos sertaginenses abrem trilhos para a guitarra portuguesa


O projecto Trilhos, que integra os músicos ‘sertaginenses’ Marco Figueiredo (piano) e Miguel Calhaz (contrabaixo), mereceu honras de destaque nos serviços informativos da RTP, durante o último fim-de-semana. A peça jornalística apresentou o trabalho deste quarteto (de que também fazem parte Rui Vinagre e Joaquim Teles), que actua no próximo dia 22 de Julho, no conhecido festival Músicas do Mundo, em Sines.
Formado em 2002, este projecto pretende dar novos caminhos à guitarra portuguesa, tendo já editado o álbum “Avariação”. Segundo revela o site FMM, “o quarteto abre novos horizontes para um instrumento que começa a libertar-se do estatuto, por vezes constritor, de símbolo nacional. Desde o jazz à música tradicional portuguesa, Trilhos realiza uma alquimia que transforma o modo como ouvimos a guitarra. Carlos Paredes e o desdobrar fractal das cordas estão aqui, mas também surgem associações inesperadas, como quando, no tema “Viagem”, a guitarra de Rui Vinagre parece assumir a função de banjo numa malha bluegrass que nos faz sentir bem com a vida”.
Para os que quiserem descobrir mais sobre o grupo, deixamos aqui o link da reportagem emitida na RTP1, no programa Bom Dia Portugal:
http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=4&t=Chama-se-Trilhos-novos-caminhos-da-guitarra-portuguesa.rtp&article=231877