sexta-feira, 24 de julho de 2009

José Nunes apresentado oficialmente como candidato do PSD à Câmara da Sertã


Depois de alguns avanços e recuos na data de anúncio do candidato à Câmara da Sertã (a primeira data avançada foi Janeiro deste ano), o PSD apresentou ontem oficialmente José Nunes como candidato à presidência da autarquia sertaginense. José Luís Jacinto, actual consultor para os assuntos políticos e da sociedade da Casa Civil da Presidência da Republica, estará na corrida para a liderança da Assembleia Municipal.
O nome de José Nunes parece consensual entre os sociais-democratas, que apostam em força nestas eleições, tentando conquistar a Câmara, que perderam em 2001 para os socialistas.
O objectivo não se advinha fácil, mas o antigo presidente da Assembleia Municipal da Sertã promete lutar até ao fim. Para já, “deixou claro que a sua prioridade passa por ouvir as pessoas e depois agir”, isto porque elas “são a base da democracia”, constatou o cabeça de lista do PSD, citado pela Rádio Condestável.
Entre os objectivos enunciados para o seu mandato, a expansão das zonas industriais da Sertã e Cernache do Bonjardim surge à cabeça – a ideia é permitir a criação de “mais emprego” e possibilitar que “os empresários se possam instalar no nosso município quando assim o entendam e sem necessidade de se deslocarem para outras zonas” (Rádio Condestável).
A alteração do Plano Director Municipal “para evitar a saída de muitos munícipes” foi outra das promessas reveladas pelo candidato, a que se soma a criação de um parque de campismo e caravanismo e um pavilhão multiusos para a realização de eventos durante o ano.
Quanto ao sempre polémico Centro de Saúde, José Nunes foi peremptório no destino a dar-lhe: deitar a baixo e construir um novo.
O candidato social-democrata anunciou igualmente que pretende uma extensão do ensino politécnico superior no concelho e que irá pugnar pela criação do cargo de Provedor Municipal do cidadão.Fernando Pereira, líder da concelhia, aproveitou a sua intervenção para deixar alguns recados ao principal adversário nesta corrida [José Paulo Farinha, do PS], sublinhando que “percebemos bem o incómodo que causa a candidatura do PSD”.
Sobre as palavras proferidas no jantar de apresentação do candidato do PS, Fernando Pereira, citado pela Rádio Condestável, frisou: “Quem tivesse passado por esse jantar, sem saber do que se tratava, certamente julgaria que era de um partido da oposição a criticar quem estava no exercício de funções”.
Referindo-se ao candidato José Nunes, o presidente da concelhia destacou “o seu lado sereno, sensato e capaz de ouvir”. “É com ele que queremos relançar o bom-nome da Sertã, através de iniciativas inovadoras e criativas, e estar em estreita cooperação com as diversas instituições do concelho, com personalidades dos diferentes saberes, comerciantes e industriais”.
Montalvão Machado, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD e antigo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares do efémero Governo de Pedro Santana Lopes, representou o PSD nacional nesta apresentação do candidato social-democrata sertaginense.