terça-feira, 17 de junho de 2008

IC8 vai ser concluído


O primeiro-ministro José Sócrates diz que chegou a hora dos concelhos do Pinhal Interior. É uma frase curiosa de quem repetidas vezes tem esquecido o Interior, lançando medidas avulsas que mais não são do que paliativos para tentar resolver problemas que exigiam medidas mais corajosas.
Mas desta vez, o chefe de Governo, com toda a pompa e circunstância, anunciou, nas ruínas romanas de Conimbriga, a conclusão do IC8, com a ligação final entre Proença-a-Nova e a A23. É uma obra que se aguarda há muitos anos e que é fundamental para ligar os concelhos do Interior a uma rede viária fundamental.
No entanto, talvez fosse bom aproveitar as obras também para melhorar alguns troços do IC8 que, além do piso degradado, apresenta erros gravíssimos no desenho do traçado.
Quanto a prazos, o primeiro-ministro não foi muito claro, apenas referindo que a adjudicação da Concessão Pinhal Interior (onde ficará incluído o IC8) está prevista para o primeiro trimestre de 2009, devendo estar concluída no primeiro trimestre de 2012.
A título de curiosidade, sublinhe-se que a Concessão Pinhal Interior terá uma extensão total de 567 km, entre lanços para construção (173 km), para requalificação (135 km) e para exploração (229 km), a que corresponde um investimento de 772 milhões de euros. “A Concessão Pinhal Interior permitirá que as sedes de concelho da Região Centro fiquem mais próximas das redes de qualidade elevada (IC3 e IC8), com níveis superiores de comodidade e segurança”, pode ler-se num comunicado do Governo.
Esta concessão abrange os distritos de Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Santarém. Os concelhos directamente beneficiados são: Tomar, Ferreira do Zêzere, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Alvaiázere, Ansião, Penela, Castanheira de Pêra, Condeixa-a-Nova, Figueiró dos Vinhos, Miranda do Corvo, Lousã, Góis, Arganil, Coimbra, Pombal, Vila de Rei, Pampilhosa, Pedrógão e Sardoal, servindo mais de 400 mil habitantes.