terça-feira, 6 de maio de 2008

Concelhos do Pinhal juntos em associação


Chama-se Associação de Municípios do Pinhal Interior Sul e foi constituída no passado dia 2 de Maio. Integra os concelhos de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei e resulta de um esforço de entendimento e cooperação entre os cinco municípios “para que oportunidades como aquelas que chegarão com o novo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) sejam aproveitadas da melhor maneira”.
A criação desta associação é uma boa notícia, faltando saber agora se ela terá força suficiente para “lutar” pelos interesses da região do Pinhal, ao nível dos fundos do QREN. A concertação de posições entre as várias partes é positiva e demonstra que os concelhos da nossa região parecem ter percebido que só em conjunto poderão alcançar os seus objectivos. O tempo do «cada um por si» já lá vai e os desafios que se colocam no futuro exigem uma nova filosofia de trabalho.
Segundo revela o jornal Diário XXI, para a realização de actividades, a associação poderá contratualizar a gestão de Programas Comunitários, criar e explorar serviços associativos próprios, participar em organizações regionais e em empresas de interesse público e ainda celebrar contratos de concessão de serviços.
Recorde-se que recentemente houve já uma aproximação entre estes concelhos e os municípios do Médio Tejo para estudar a possibilidade de uma contratualização conjunta de verbas do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, para criar sinergias e ganhar escala num “quadro de solidariedade raro em Portugal”. Vamos esperar para ver!