sábado, 5 de abril de 2008

Câmara da Sertã sem página na Internet


Aqui vai um exercício para os mais distraídos. Concerteza que alguns já o fizeram, mas o resultado foi invariavelmente o mesmo. Abram uma página de Internet e escrevam o endereço www.cm-serta.pt. Imediatamente surge no ecrã a mensagem «The page cannot be found» (A página não pode ser encontrada).
Não há nenhum problema com a ligação, o problema está no facto de a Câmara da Sertã não possuir uma página de Internet. O presidente da autarquia, José Paulo Farinha, disse durante a última campanha eleitoral, num debate na Rádio Condestável, que havia outras prioridades mais urgentes do que essa (e tem toda a razão!!!).
A grande questão é a oportunidade que se perde ao não aproveitarmos uma ferramenta como a Internet. Hoje, a promoção do concelho no exterior (só isto dava outro texto neste blogue) é feita através de eventos pontuais, sendo que, quem pretenda visitar o concelho e para isso procure informação antes de chegar ao destino, terá de recorrer a outros websites menos completos e com informação pouco rigorosa.
Para um município com tantas potencialidades turísticas, é no mínimo estranho que não se aproveite essa ferramenta. A título de exemplo, sugiro uma visita à página de Internet da Câmara Municipal de Ponte de Lima. É o exemplo acabado de que um site pode fazer muito por um concelho.
Além da questão do turismo, a página seria também um excelente meio de dar a conhecer as actividades da autarquia aos seus munícipes, além de funcionar como um bom repositório da informação concelhia.
É inegável que há coisas mais urgentes para fazer no concelho, mas também é verdade que a concepção e elaboração de um website não é uma tarefa que necessite de avultados investimentos ou que a sua execução represente um grau de dificuldade muito grande.