sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sertã comemora centenário da República

A Câmara da Sertã vai aproveitar o próximo dia 5 de Outubro para levar a cabo um conjunto de actividades, que servirão para assinalar os 100 anos da implantação da República. Do programa, destaque para a apresentação do livro «Ilustres Republicanos do Concelho da Sertã».
As comemorações terão início, pelas 10h30m, com uma sessão solene a decorrer nos paços do concelho, que incluirá o hastear da bandeira e a execução do hino nacional pela Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense (Pedrógão Pequeno).
Já da parte da tarde, às 17 horas, a Casa da Cultura recebe a inauguração da exposição «A I República no Concelho da Sertã», elaborada pelo Arquivo Municipal e que tem como objectivo “ilustrar a situação vivida no Concelho da Sertã no período que antecedeu e procedeu o 5 de Outubro de 1910”.
Seguidamente terá início a cerimónia de lançamento do livro «Ilustres Republicanos do Concelho da Sertã», da autoria de Marta Martins e Maria de Fátima Mata. “Esta obra sistematiza os resultados da investigação realizada em torno da I República, demonstrando a influência do novo regime na vida social, cultural, educacional e política no concelho da Sertã”, pode ler-se numa nota da autarquia.

A terminar os festejos (18h), teremos um concerto musical dos Vox Angelis, na mesma Casa da Cultura.