quarta-feira, 15 de setembro de 2010

D. Nuno Alvares Pereira com Sessão Evocativa na Casa da Comarca da Sertã

A Casa da Comarca da Sertã, em Lisboa, vai ser palco, no próximo dia 18 de Setembro (Sábado), pelas 15 horas, de uma Sessão Evocativa da figura de D. Nuno Alvares Pereira. No ano em que se comemoram os 650 anos do nascimento do Condestável, e agora também conhecido por S. Nuno de Santa Maria (canonizado a 26 de Abril de 2009), esta é uma boa oportunidade para recordar uma das grandes personalidades da História de Portugal.
Apesar de não existirem certezas, tudo indica que Nuno Álvares Pereira terá nascido no Paço do Bonjardim, na freguesia de Cernache do Bonjardim, concelho de Sertã, em 24 de Junho de 1360. Há quem discorde desta versão, apontando Flor da Rosa como local de nascimento, mas o que é certo é que muitos historiadores (Oliveira Martins, Aires do Nascimento, Virgínia Rau, Valério Cordeiro, Fernando Denis ou Elias Cardoso – só para citar alguns) inclinam-se para a vila cernachense.
“Herói militar, foi graças à sua determinação e empenho que Portugal venceu a Batalha de Aljubarrota, em 14 de Agosto de 1385, facto decisivo para manter a independência de Portugal face a Espanha e consolidando, assim, D. João I, Mestre de Avis, no trono”, pode ler-se numa pequena nota biográfica elaborada pela Casa da Comarca da Sertã, que acrescenta: “D. João I fez dele um dos homens mais ricos de Portugal e casou o seu filho natural D. Afonso, Conde de Barcelos e futuro Duque de Bragança, com D. Beatriz de Alvim, única filha sobrevivente do Condestável. D. João, 8.º duque de Bragança, seu descendente, veio a dar início à dinastia de Bragança com o nome de D. João IV, em 1 de Dezembro de 1640, pondo fim aos cerca de 60 anos de domínio espanhol e restaurando a soberania portuguesa”.
Em 15 de Agosto de 1423 depois de se despojar de todos os seus bens, D. Nuno Álvares Pereira recolheu-se ao Convento do Carmo – que havia mandado construir –, adoptando o nome de Nuno de Santa Maria. Faleceu no dia 1 de Abril de 1431.