terça-feira, 22 de junho de 2010

FAFIC decorre de 24 a 27 de Junho

É já no próximo dia 24 de Junho (dia do município) que tem início a Feira Agrícola, Florestal, Industrial e Comercial (FAFIC) da Sertã. A edição deste ano terá como tema de fundo as energias renováveis e decorre nas duas margens da ribeira da Sertã, junto à Alameda da Carvalha.
O programa de iniciativas arranca, pelas 9h30m, com o hastear da bandeira nacional no Largo do Município, seguindo-se uma arruada pelo grupo Seca Adegas. Pelas 10 horas, terá lugar, em Cernache do Bonjardim, uma homenagem a São Nuno de Santa Maria – no dia em que se comemora o 650.º aniversário do nascimento deste ilustre sertaginense – e às 11 horas, será inaugurado o novo Centro Escolar de Cernache. Uma hora depois realiza-se uma missa campal no Seminário das Missões, presidida pelo Bispo auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo.
A cerimónia de inauguração da FAFIC ocorrerá às 17 horas e pelas 18h30m a Filarmónica Aurora Pedroguense dá um concerto na Casa da Cultura. Às 21 horas, joga-se a final do torneio de futsal «Luís Gouveia», no pavilhão desportivo, e 15 minutos depois, no recinto da feira, actua a banda Pátrio das Cantigas. O cantor Pedro Barroso sobe ao palco pelas 22h30m e para fechar o dia, pelas 0 horas, actuam os Frying Fan.
Na sexta-feira (25 de Junho), o destaque vai para a conferência «Energias Renováveis», na Casa da Cultura, onde serão debatidos os temas «MédioTejo21: Actividades, parcerias e dinâmicas de actuação», «V112», «Os desafios energéticos do futuro», «O Parque Hidroeléctrico EDP – contributos para um sistema eléctrico mais sustentável» e o «Apoio ao investimento e à internacionalização».
Pelas 16 horas, terá início um conjunto de actividades de animação no «Espaço Aventura» e às 18h30m a equipa cinotécnica da GNR fará uma demonstração na Alameda da Carvalha. Meia hora depois arranca uma actividade equestre, a cargo da GNR.
A banda sertaginense Rocabylio abre a noite com um concerto (21h30m), seguindo-se Rita Redshoes (23h) e os Still (0h30m).
No sábado, o grupo de trabalho da Comissão Parlamentar da Inovação e Energia fará uma visita, antecedendo o passeio de motociclos do Clube Vespa e a arruada de filarmónicas (com a Sociedade Filarmónica Maçaense, Filarmónica Aurora Pedroguense e a Filarmónica União Sertaginense). Às 15 horas, teremos uma prova de perícia automóvel, junto à Escola Secundária, e quinze minutos depois actua o Grupo Instrumental do CCD da Câmara da Sertã, na Casa da Cultura. O XIV Grande Prémio de Trotinetes avança pelas 16h15m na rampa da Torrinha e a banda 4ever abre a noite de concertos quando o relógio marcar 21h30m. O conhecido artista Marco Paulo dá um concerto pelas 23 horas e os Sem Filtro encerram o dia com uma actuação pelas 0h30m.
O último dia (27 de Junho) arrancará com o torneio inter-freguesias do jogo da malha, a decorrer pelas 9 horas, no campo de treinos do Sertanense, seguindo-se novo passeio de motociclos. Durante a tarde, na Casa da Cultura, decorrerá um espectáculo onde tomarão parte o Rancho Folclórico do Clube Bonjardim, o Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno e o Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim. A Filarmónica União Sertaginense actua no mesmo local pelas 19 horas.
Os conhecidos Popxula sobem ao palco pelas 21h15m e os ainda mais conhecidos Xutos e Pontapés repetem o gesto às 22h30m. A encerrar a FAFIC um espectáculo Pirómusical.

Aqui fica a sugestão para todos os que passarem pela Sertã durante este final de semana.