terça-feira, 4 de maio de 2010

Jornais antigos: A Nympha do Zêzere

“O nosso jornal será meramente litterario, mas acompanhando sempre o movimento noticioso dos acontecimentos mais notáveis, e de todos os que se passarem mais perto de nós, para despertar a curiosidade e o interesse de carácter local”. Foi com estas palavras que a redacção do jornal Nympha do Zêzere resumiu a missão deste semanário, que teve o seu primeiro número na rua no dia 12 de Março de 1897.
O jornal caracterizava-se por dar grande destaque à publicação de folhetins, poemas e artigos de reflexão sobre matérias de carácter nacional e internacional, reservando quase sempre uma das suas quatro páginas para a divulgação de notícias regionais e locais.
Por exemplo, na primeira edição, mereceram destaque a actuação do Grupo Dramático Certaginense que levou à cena no Theatro Avenida (apesar das suas reduzidas dimensões, pode dizer-se que foi a primeira sala de espectáculos da vila) a peça «Uma Lição para Noivos», e as comemorações do Carnaval, que segundo este periódico, “esteve pouco animado (…) faltando-lhe o enthusiasmo d’outros tempos”.

Apesar de algumas pesquisas, foi impossível determinar até quando se publicou este semanário.