segunda-feira, 16 de novembro de 2009

As ruas da Sertã: Rua Serpa Pinto


Onde fica? Artéria que vai desde a Praça da República até à zona do Clube da Sertã

Quem foi? “Serpa Pinto é como o toque do clarim a acordar uma nação adormecida”. Foi desta forma que um correspondente em Lisboa do jornal Letain descreveu Alexandre de Serpa Pinto, um jovem aristocrata do Norte, nascido a 20 de Abril de 1846, e que ficou célebre pelas suas viagens a África.
Depois de ter frequentado o Colégio Militar, realizou a sua primeira viagem ao continente africano, em 1869, para efectuar uma expedição ao rio Zambeze. O seu objectivo era avaliar a rede hidrográfica e a topografia local, apesar de alguns historiadores defenderem que o propósito da sua coluna era o de enfrentar as milícias do Bonga (Nigéria), que já “haviam infligido nas tropas portuguesas várias e humilhantes derrotas”.
Depois de mais algumas expedições, Serpa Pinto “foi nomeado para integrar, conjuntamente com Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens, a expedição portuguesa ao centro de África em 1877, tendo por missão estudar as relações hidrográficas do Congo, do Zambeze e do Cuango. O seu desejo de tentar a travessia de África, em vez de efectuar um simples reconhecimento das regiões interiores, levou a que se separasse dos acompanhantes, tendo atingido o Rio Zambeze em 1878 e completado a travessia em 1879. Da travessia ficou o notável relato do próprio Serpa Pinto, com o título Como Eu Atravessei a África. A sua expedição produziu efeitos consideráveis, contribuindo para o conhecimento do continente negro e para o prestígio internacional de Portugal no contexto das nações imperiais da segunda metade do século XIX”.
Em 1890, protagonizou o chamado ‘incidente Serpa Pinto’, que conduziu ao ‘ultimato britânico’, quando arreou as bandeiras inglesas, junto ao lago do Niassa (um dos grandes lagos africanos e que está situado no Vale do Rift, entre o Malawi, Tanzânia e Moçambique), num espaço cobiçado e monitorizado pela rede de espionagem do Reino Unido.
Nesta altura, o seu nome era aclamado nas ruas, havia mesmo biscoitos «Serpa Pinto» e em cada cidade e vila uma das ruas principais tinha o seu nome (a Sertã não ficou indiferente a este movimento).
Quatro anos depois do ultimato britânico, foi nomeado governador-general de Cabo Verde. Morreu em 1900.

Fontes: Serpa Pinto: Explorador Invencível; Enciclopédia Luso-Brasileira; Wikipédia; O Explorador Serpa Pinto