segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Concessão do Pinhal Interior nas mãos da Mota-Engil


A Mota-Engil poderá vir a assumir a Concessão das estradas do Pinhal Interior. O anúncio foi feito pelas Estradas de Portugal, mas carece ainda de confirmação oficial pelo Governo, que só o fará decorrido o período de 10 dias que os restantes participantes no concurso desta concessão (consórcios liderados pela Edifer, Soares Costa e Teixeira Duarte e Brisa) têm para poderem apresentar reclamações. O prazo termina no final desta semana.
É uma notícia de saudar, até porque uma boa fatia das estradas a construir/requalificar irão servir o concelho da Sertã.
Segundo as informações que têm vindo a público, o investimento inicial desta concessão atingirá 1.429 milhões de euros, sendo financiado por capitais próprios de 210 milhões de euros e financiamentos junto de bancos (BEI e banca comercial) de 1.200 milhões de euros.
Quanto ao contrato de construção, pertencente também ao consórcio construtor liderado pela Mota-Engil, o seu valor ascende a 958 milhões de euros.
A Concessão Pinhal Interior compreende a construção do IC3 Tomar/Coimbra, incluindo a ligação a Condeixa; do IC8 Proença-a-Nova/Perdigão (A23); da EN236-1 Variante do Troviscal; da ER238 Cernache do Bonjardim/Sertã (IC8); da EN238 Sertã/Oleiros; da EN342 Lousã/Góis/Arganil/Côja acrescida da ligação ao IC6. No total, serão construídos 173km de novas vias, a que corresponde um investimento de 706 milhões de euros.
Entre os lanços para requalificação, numa extensão de 135km, encontra-se o IC3 na Variante de Tomar; o IC8 entre Pombal e Ansião e entre Pedrógão Grande e a Sertã; a EN2 desde a Sertã até Vila de Rei e entre Góis e a Portela do Vento. Também beneficiarão de melhoramentos as Estradas Regionais 238 (entre Ferreira do Zêzere e Cernache do Bonjardim) e 347 (entre Penela e Castanheira de Pêra).
Quanto a prazos, esperemos pela publicação do contrato de concessão para perceber quantos anos teremos de esperar para que estas obras possam estar concluídas.