terça-feira, 21 de abril de 2009

Suiniculturas: é preciso intervir…


Já não é a primeira vez que aqui falamos deste problema e concerteza não será a última. As suiniculturas, quando não devidamente enquadradas no meio envolvente e na legislação, são um verdadeiro perigo para a saúde pública e para o bem-estar dos cidadãos.
Desta vez, foi um dos nossos leitores – num email devidamente identificado – a chamar a atenção para os efeitos que uma suinicultura, existente no centro da Várzea dos Cavaleiros, têm provocado na qualidade de vida dos habitantes desta aldeia.
Segundo ele, o mau cheiro é extremamente intenso, sobretudo nos dias de Verão, sendo que, por vezes, são efectuadas descargas, a céu aberto, dos resíduos da suinicultura para os terrenos circundantes.
Seria bom que este tipo de situações fosse inspeccionada e acautelada. E já agora que falo nisto, será que alguém me consegue esclarecer um enigma que me assalta há alguns anos: porque é que em dias de chuva o cheiro a dejectos de animais é mais intenso nas zonas da Fonte Branca, Santo Amaro, Boeiro e áreas envolventes?