sexta-feira, 17 de abril de 2009

Estrada para Oleiros no bom caminho, mas continua a faltar a ligação para Ferreira do Zêzere


É uma boa notícia e que só peca por tardia. O Estudo Prévio da EN 238 entre Oleiros e a Sertã, aprovado recentemente pelo Conselho de Administração da EP – Estradas de Portugal, foi publicado em Diário de República, no passado dia 7 de Abril.
Segundo a Rádio Condestável, o novo traçado, que ligará estes dois concelhos, terá uma extensão de cerca de 19.673 metros, o que encurta o actual trajecto em 6 quilómetros, ao mesmo tempo que reduz o tempo de viagem em 53 por cento (15 minutos).
Numa nota enviada à imprensa pela Câmara de Oleiros, e citada por esta rádio, é dito que “a via em causa representará um eixo estruturante e estratégico para a região, pelo que a escolha do seu traçado foi pensada numa óptica de sustentabilidade, considerando a integração deste troço numa posterior via entre Tomar e Fundão”.
Chegados aqui é também altura de perguntar quando é que a estrada entre Cernache do Bonjardim e Ferreira do Zêzere vai conhecer igual destino, ou seja, a requalificação do actual traçado. A obra tem sido anunciada pelo Governo durante os últimos meses (até o secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, esteve na Sertã a apresentar os detalhes desta intervenção) e está inclusivamente englobada na Concessão Pinhal Interior.