terça-feira, 21 de abril de 2009

Banco Local de Voluntariado na Sertã


A iniciativa merece o nosso aplauso e é reveladora de que pequenos gestos podem fazer toda a diferença. A Câmara da Sertã assinou, na passada semana, um protocolo com o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV), que permite a criação do Banco Local de Voluntariado da Sertã, designado por A Razão da Semente.
De acordo com a Rádio Condestável, esta estrutura irá funcionar no antigo jardim de infância, no Bairro de Santo António, um “espaço que se quer como elo de ligação entre cidadãos voluntários com apetência e competência e as instituições que os queiram receber”, nota aquela estação de rádio.José Paulo Farinha, presidente da Câmara da Sertã, afirmou que esta é uma tentativa de encontrar respostas para um conjunto de preocupações relativamente aos mais desfavorecidos. “Hoje em dia a humanidade exibe, concomitantemente com o desenvolvimento económico e tecnológico, a pobreza, daí ser necessário labutar em conjunto para encontrar o caminho da solidariedade, da coesão social e da afirmação da cidadania”, referiu o edil sertaginense, citado pela Rádio Condestável.
Já Elza Chambel, presidente do CNPV, notou que “em situações de crise, o recurso ao voluntariado é a última hipótese para o desenvolvimento de actividades não rentáveis pois as necessidades urgentes são cada vez mais e as respostas possíveis limitadas pela estreiteza dos orçamentos sociais”.
O Banco de Voluntariado da Sertã é o quarto a nível distrital e o 81.º no país.