segunda-feira, 27 de abril de 2009

S. Nuno de Santa Maria é o novo santo português


O relógio marcava 10h33m em Roma (9h33m em Portugal) quando o papa Bento XVI proclamou o Condestável D. Nuno Álvares Pereira como novo santo da igreja Católica – o oitavo português desde a fundação da nacionalidade (a que é preciso juntar os cinco santos proclamados antes da nacionalidade e que habitavam o território que geograficamente pertence hoje a Portugal).
O cernachense S. Nuno de Santa Maria foi elogiado pelo papa, que na sua homilia destacou a dimensão de herói e o “sentido de compaixão e despojamento” do Condestável.
Bento XVI acrescentou ainda que “a vida de D. Nuno é exemplar pela presença de uma vida de fé e oração em contextos aparentemente pouco favoráveis às mesmas”.
A canonização em Roma foi seguida in loco por quase três mil portugueses, muitos deles originários do concelho da Sertã, de onde partiu uma grande comitiva.
O presidente da Câmara da Sertã também marcou presença na canonização. Em declarações à Rádio Condestável, José Paulo Farinha disse ter sido um “privilégio poder assistir à Canonização do primeiro Santo português do século XXI”.
“Os cernachenses e todo o povo do concelho da Sertã, além de um grande orgulho e privilégio de terem o primeiro Santo do século XXI, tal como o resto dos portugueses que estiveram aqui hoje, deram uma alegria a esta comemoração”, referiu o autarca.
Pena que este acontecimento não tenha merecido maior relevo no nosso país, até porque, como diz o jornalista António Marujo, hoje no Público, “quando o Estado se associa com entusiasmo a celebrações de futebóis, causa estranheza não ver mais empenho em relação a uma figura que marcou a História do país”.