quinta-feira, 2 de abril de 2009

Quem criou a lenda da Celinda?


Há uma frase num conhecido filme americano (The Man Who Shot Liberty Valance) que serve bem os propósitos do nosso texto de hoje. É proferida no final do filme e, em tradução livre, quer dizer mais ou menos isto: “Quando a lenda é mais interessante que a realidade, imprima-se a lenda” (When the legend becomes fact, print the legend).
Foi isto que sucedeu exactamente com a lenda da Celinda, que durante anos serviu para alimentar o imaginário de todos nós quanto ao que seriam as origens da Sertã. Mas de onde veio esta história, que os nossos antepassados trataram de perpetuar?
A resposta é simples: a lenda foi criada pelo escritor Miguel Leitão de Andrada e publicada, pela primeira vez, em 1629, na sua obra «
Miscelânea do sítio de Nossa Senhora da Luz do Pedrógão Grande: aparecimento de sua imagem, fundação do seu Convento e da Sé de Lisboa, com muitas curiosidades e poesias diversas».
O livro está disponível na Internet, em formato pdf, e para encontrar a história, inspirada segundo alguns em factos decorrentes da tradição oral da altura, é preciso avançar até ao Diálogo Vigésimo. Aqui fica um pequeno excerto:
“Vendo pois Celinda entrar o marido muito mal ferido de morte, dizendo deixava mortos os companheiros, e o castello entrado, foi tal a dor de o ver assi, e furor de sua vingança pêra os inimigos, que tomando súbito o dito instrumento [sertã], com ambas as mãos, assi vermelho, e ardendo no fogo, como estava, e com o azeite, e ovos fervendo, como huma leo embravecida se lançou aos inimigos…”
E quem era Miguel Leitão de Andrada? Natural de Pedrógão Grande, onde nasceu a 28 de Setembro de 1553, notabilizou-se por ter acompanhado D. Sebastião na jornada de má memória a África, em 1578, para travar a batalha de Alcácer Quibir. Foi preso por lá, regressando alguns anos depois a Portugal, para contar toda a história do que por lá se passou. Ainda hoje, vários historiadores elogiam os seus escritos relativos a este episódio da história de Portugal.
Além de escritor/historiador, foi também jurista.
Imagem: Pormenor da gravura de Pedro Nunes Tinoco, alusiva à Sertã nos idos de 1618