quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Sertã e concelhos limítrofes sem acesso a serviços de medicina física e reabilitação


A Região de Referência para Avaliação em Saúde (RRAS) da Sertã [engloba os concelhos da Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei] não possui qualquer serviço de medicina física e reabilitação (MFR), uma situação que só encontra paralelo na RRAS de Odemira.
Estes dados, apresentados recentemente pela Entidade Reguladora de Saúde, são reveladores do esquecimento que o poder central tem votado ao Interior e da deficiente distribuição deste tipo de serviços. No total, os serviços de MFR espalhados por Portugal ascendem a 617, a maioria dos quais situados nas cidades de Lisboa e do Porto. Este seria um resultado normal, em função da distribuição populacional, no entanto, quando se constata que existem em média, em Portugal Continental cerca de seis serviços de MFR por 100.000 habitantes, acaba por ser difícil de perceber porque é que as RRAS da Sertã e de Odemira são as únicas que não dispõem deste tipo de serviços. Por exemplo, na RRAS da Lousã existem cerca de dez serviços do género.
Segundo a Entidade Reguladora de Saúde, no caso da RRAS da Sertã serão necessários, no mínimo, dois serviços de MFR, atendendo à densidade populacional dos concelhos que a integram. Contudo, o número que melhor responderia às necessidades da população seria de quatro serviços, conclui aquela mesma entidade reguladora.
Esperemos que, uma vez mais, os nossos governantes e seus ‘súbditos’ não se esqueçam desta região.


O que é?

A Medicina Física e de Reabilitação ou Fisiatria é uma especialidade
médica que se ocupa do diagnóstico e terapêutica de diferentes entidades, designadamente, patologias traumática, do sistema nervoso central e periférico, orto-traumatológica, cardio-respiratória, reumatológica, vascular periférica, pediátrica, entre outras. A Medicina Física e de Reabilitação aplica diferentes estratégias terapêuticas que previnem ou reduzem as múltiplas consequências clínicas, doenças agudas e crónicas, no âmbito das deficiências das incapacidades e das desvantagens. (Fonte: Wikipédia)